PUBLICIDADE
Notícias

Vereador critica opositores de viadutos e diz que 'meio ambiente virou religião'

Elpídio Nogueira chegou até a questionar o aquecimento global, afirmando que se trata de uma "farsa"

10:29 | 01/08/2013

A retomada dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Fortaleza começou envolta em polêmicas. O vereador Elpídio Nogueira (PSB) defendeu nesta quinta-feira, 1º, a construção de viadutos na área do Cocó e criticou o movimento que se coloca contra as obras. Para o parlamentar, que tem forte papel de interlocução entre o prefeito Roberto Cláudio (PSB) e os demais vereadores da Casa, "o meio ambiente virou religião". Chegou até a questionar o aquecimento global, afirmando que se trata de uma "farsa". "Existem dados que comprovam que não está acontecendo aquecimento global", destacou.

Elpídio defendeu ainda que há uma desvirtuação do debate em torno da construção dos viadutos no encontro das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Segundo ele, nem mesmo quando uma pessoa morre existe tanta comoção quando comparado à derrubada das árvores do Parque do Cocó. Até o momento, 79 unidades já foram subtraídas. Para a construção dos viadutos, mais 15 deverão ir ao chão, segundo o projeto da Prefeitura de Fortaleza. Entretanto, um grupo de manifestantes se encontra no local há mais de duas semanas, impedindo o andamento das obras.

A intervenção chegou a ser questionada na Justiça e também pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Uma liminar barrou por alguns dias as obras, sendo em seguida derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), Gerardo Brígido. A SPU também liberou o início das construções. Ao mesmo tempo, um laudo do Ibama afirma que as árvores derrubadas estavam em uma área de proteção permanente. Ele embasou ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o projeto, que não foi acatada pela Justiça Federal.

Prefeito
O segundo semestre legislativo da Câmara de Fortaleza começa nesta quinta-feira. O prefeito Roberto Cláudio confirmou presença na solenidade e deverá fazer um balanço dos primeiros seis meses de gestão à frente da Prefeitura.

Redação O POVO Online

com informações do repórter

Marcos Robério

TAGS