PUBLICIDADE
Notícias

Secretário de Alckmin liga demissão a �embate político�

08:34 | 20/08/2013
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, reconheceu ontem, 19, que o atual cenário de "embate político" influenciou sua saída da pasta, marcada para o início de setembro. Em 2014, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ter como adversário na campanha à reeleição o hoje ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT.

"A missão da saúde é uma missão difícil, é como uma corrida de obstáculos. Chega um momento em que você tem de passar o bastão para outro secretário que vem com ideias novas, energia renovada", afirmou Cerri. "Vemos agora um cenário político, um embate político muito importante, e eu não sou político, eu sou técnico, não tenho filiação partidária."

O secretário pediu demissão da Secretaria de Saúde na semana passada. Quem assumirá o cargo é o infectologista David Uip, mais habituado aos debates públicos e considerado de perfil mais combativo, qualidade fundamental para o enfrentamento com Padilha em temas como o programa Mais Médicos, do governo federal. Uip vai tomar posse no dia 5 de setembro, quando pretende anunciar seus planos para a pasta.

Cerri relacionou o cenário político à mudança na secretaria ao lançar o programa S4SP (Saúde para São Paulo), que prevê a criação de um prontuário eletrônico unificado dos pacientes que usam o SUS, como antecipou ontem a reportagem. No evento, Alckmin agradeceu ao secretário, citando programas lançados na sua gestão, como a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e o programa que proíbe o consumo de álcool por adolescentes em bares e restaurantes de todo o Estado.

"Eu queria agradecer ao professor Giovanni Guido Cerri pelo excelente trabalho na secretaria", discursou Alckmin. "E o professor David Uip tem uma história ligada à saúde pública, é o diretor de um dos mais respeitados hospitais de moléculas infectocontagiosas (o Emílio Ribas) e vai dar sequência a esse trabalho e trazer novos avanços e benefícios para a população."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS