PUBLICIDADE
Notícias

Patriota diz que a detenção de Miranda não se justifica

18:56 | 19/08/2013
Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Reino Unido, William Hague, conversaram por telefone nesta segunda-feira à tarde sobre a detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow, em Londres, durante nove horas. Patriota e Hague decidiram que representantes dos dois países permanecerão em contato na busca de uma solução para o impasse sobre o episódio. Miranda é companheiro do jornalista Glenn Greenwald, do diário inglês The Guardian, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano.

De manhã, quando esteve no Rio, Patriota disse que a detenção de Miranda não se justifica. "Espero que não volte a acontecer", afirmou o chanceler.

"Continuamos a assistir a alguns desmandos e desvios nessa questão do combate ao terrorismo. Reconhecemos que é um combate legítimo, que precisa ser articulado de forma a impedir que vidas inocentes sucumbam a atos de violência gratuita, mas também precisa se inspirar nos ideais de multilateralismo, direito internacional e racionalidade", afirmou Patriota em discurso.

Entre os exemplos dos "desmandos e desvios" no combate ao terrorismo ele citou o enquadramento de pessoas, mesmo sem nenhuma justificativa para a suspeita de envolvimento delas com o terrorismo.

Pelo Twitter, o Ministério das Relações Exteriores também criticou a ação da polícia britânica. "Consideramos que não é justificável detenção com base em lei que se aplica a suspeitos de terrorismo", afirmou uma mensagem oficial.

Embaixada britânica

Em comunicado de dois parágrafos, a embaixada britânica em Brasília informou sobre a conversa entre os ministros, mas ressaltou que o assunto está sob responsabilidade da polícia londrina. "O ministro das Relações Exteriores britânico teve uma conversa particular com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, sobre a detenção de David Miranda. (...) Eles concordaram que representantes dos governos brasileiro e britânico permanecerão em contato sobre o assunto. Esta continua sendo uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres", diz a nota.

A embaixada reiterou que as relações com o Brasil são intensas e de estreita parceria. "O Reino Unido e o Brasil têm uma forte relação bilateral. Nós trabalhamos em estreita parceria em diversas áreas, incluindo comércio e investimento, educação e energia. Continuamos a discutir uma vasta gama de questões de importância mútua para a política externa e para a agenda de segurança internacional", disse o embaixador britânico, Alex Ellis.

TAGS