PUBLICIDADE
Notícias

Justiça autoriza nova desocupação do Cocó com uso da Polícia

Decisão da juíza Joriza Magalhães Pinheiro estabelece ainda que a execução da reintegração ocorra em dia útil, das 6h às 20h, e seja integralmente filmada. A medida ainda prevê que seja concedido aos manifestantes prazo de três horas, a partir da notificação, para desocupação voluntária do terreno

15:27 | 21/08/2013
NULL
NULL

Respondendo pedido do Governo do Ceará, a Justiça estadual autorizou a reintegração de posse do terreno do Parque do Cocó atualmente ocupado por manifestantes. Em decisão da juíza Joriza Magalhães Pinheiro, fica autorizado liminarmente também o uso de força policial pelo Estado para efetuação da desocupação da área. Também está prevista multa diária de R$ 1 mil para quem permanecer na área. Ministério Público Federal afirma que irá recorrer da decisão.

A decisão estabelece ainda que a execução da reintegração ocorra em dia útil, das 6h às 20h, e seja integralmente filmada. A juíza ainda prevê que seja concedido aos manifestantes prazo de três horas - a partir da notificação - para desocupação voluntária do terreno.

[SAIBAMAIS 3]"Autorizo, de logo, caso seja necessário ao cumprimento do mandado possessório, o uso da força policial, cuja atuação deverá ser pautada pela serenidade e respeito aos direitos fundamentais de todos os envolvidos", diz a decisão, que ainda prevê acompanhamento do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na ação.

>> Veja fotos da primeira desocupação do Cocó

Confira vídeo do momento de chegada da Guarda no acampamento durante primeira desocupação

[VIDEO1]

Governo

A Procuradoria Geral do Estado, responsável pelo pedido de reintegração, disse ao O POVO que ainda não foi notificada da decisão e evitou comentar o caso. Procurada pela reportagem,a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) não soube precisar quando deverá ser feita a notificação dos manifestantes.

Na última terça-feira, 20, Roberto Cláudio (PSB) revelou que o Governo já havia pedido a reintegração de posse do terreno ocupado por manifestantes. No domingo, 18, o prefeito afirmou que iria retomar obras e classificou manifestantes como "minoria" que estaria tentando impor, "pela força e violência", sua opinião. No mesmo dia, o governador Cid Gomes (PSB) disse que ainda buscava chegar a consenso com manifestantes

mais informações em instantes

Carlos Mazza

TAGS