PUBLICIDADE
Notícias

Embaixadores Biato e Saboia vão trabalhar no Itamaraty

09:55 | 29/08/2013
O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, removeu os embaixadores Marcel Fortuna Biato e Eduardo Paes Saboia da Embaixada do Brasil em La Paz, Bolívia. Agora, eles vão trabalhar na sede do Itamaraty, em Brasília. A decisão está em portarias publicadas nesta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União. Os servidores estão envolvidos no episódio sobre a entrada do senador boliviano Roger Pinto Molina no Brasil.

Eduardo Saboia foi o responsável por retirar da Embaixada do Brasil em La Paz o senador boliviano, que viajou por 22 horas em carro diplomático brasileiro até chegar ao Brasil no último sábado, 24. Já Marcel Biato era o embaixador do País na Bolívia e estava de férias desde 17 de agosto. O Palácio do Planalto acredita que Biato tem envolvimento no caso, apesar de não estar na embaixada quando Pinto Molina foi retirado por Saboia. De qualquer forma, mesmo que ele não tenha relação direta com a fuga, a presidente Dilma Rousseff o culpa por ter autorizado a entrada do senador sem ter consultado o Itamaraty.

Ontem, 28, Marcel Biato também teve sua indicação como embaixador na Suécia cancelada. Em mensagem encaminhada ao Senado Federal, a presidente pediu a retirada de tramitação da mensagem enviada no dia anterior que indicava o diplomata para o cargo.

TAGS