PUBLICIDADE
Notícias

Diante de polêmica, Governo divulga uso de helicópteros para transportar pacientes do Interior

Os helicópteros foram enviados ao Cariri no final da tarde de ontem e voltaram para Fortaleza, com o pacientes, na manhã de hoje

12:26 | 30/08/2013
NULL
NULL

O Governo do Ceará, envolto em polêmica referente à compra de três aeronaves, investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgou, nesta sexta-feira, 30, relato e fotos do uso de uma das aeronaves para atender pacientes de hospitais na Região do Cariri, que precisaram ser transferidos para a Capital. Na quinta-feira, 29, Cid Gomes publicou fotos internas de um dos helicópteros, equipado com alta tecnologia para atendimento de emergência.

Os helicópteros foram enviados ao Cariri no final da tarde de ontem e voltaram para Fortaleza, com o pacientes, na manhã de hoje. Foram transportados a dona de casa Francisca Henrique Silva, 48, que estava internada no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e um bebê, com sete dias de vida, internado no hospital São Lucas, em Barbalha. Ambos sofrem com doenças no coração e foram transferidos para o Hospital da Messejana, em Fortaleza.

Segundo a assessoria do Governo, a equipe de profissionais de urgência e emergência que acompanha a transferência dos pacientes na nova UTI áerea é do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

Compra de aeronaves
O governo Cid aproveitou brecha de projeto de modernização tecnológica para adquirir as três aeronaves. Foram gastos R$ 78 milhões para comprar, sem licitação, os helicópteros por meio do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará (Promotec).

O contrato para a aquisição dos helicópteros foi firmado em agosto de 2012 com a empresa alemã MLW Intermed, no valor de R$ 66 milhões, conforme o Portal da Transparência do Estado. O contrato publicado do Diário Oficial do Estado não cita helicópteros, e sim fornecimento de “equipamentos e instrumentos técnico-científicos e educacionais”.

A Corte de Contas do Ceará está verificando se a aquisição está de acordo com a Lei 8.666, a Lei das Licitações. O financiamento para a compra das aeronaves foi aprovado pela Câmara Comercial Brasil-Alemanha, pela Assembleia Legislativa e pelo Senado Federal.

O deputado Heitor Férrer (PDT) questionou a transação, por entender que o governo burlou a Lei de Licitações, mas teve os requerimentos com pedido de esclarecimentos rejeitado pela maioria dos deputados, na Assembleia Legislativa.

Cid mostra helicóptero
O governador Cid Gomes (PSB) publicou na página pessoal no Facebook, imagens dos helicópteros adquiridos pelo Governo. Questionado sobre a compra sem processo de licitação, Cid justificou, alegando que os helicópteros são feitos na Alemanha e não têm similar no Brasil. Cid ainda se referiu à polêmica da compra como “artificial”.

Redação O POVO Online

TAGS