PUBLICIDADE
Notícias

Desocupação é suspensa e manifestantes comemoram; acompanhe em tempo real

09:02 | 22/08/2013
NULL
NULL

Atualizada às 12h59min

Comércio no entorno do acampamento no Cocó já opera normalmente. O procurador Oscar Costa Filho, que mediou suspensão da obra com a juíza Joriza Pinheiro, chegou agora há pouco no local e foi ovacionado por manifestantes. “Ela (Joriza) decidiu ouvir a Advocacia Geral da União sobre a ação. Foi uma decisão muito sábia, porque o terreno é da União. O Estado usa o parque como amante: usa, mas não assume”, disse. Trânsito no local flui normalmente.

[VIDEO1] 

Atualizada às 12h41min

O trânsito na avenida Antônio Sales já está liberado. Trânsito no sentido do Iguatemi flui normalmente. Enquanto isso, manifestantes comemoram suspensão da desocupação no entorno do acampamento. A Polícia já deixou a área.

Atualizada às 12h20min

A juíza responsável pela ação do Cocó, Joriza Pinheiro, mandou recolher os mandados que autorizavam desocupação da área ocupada por manifestantes. Com isso, a operação de retomada do terreno fica suspensa até segunda ordem da Justiça. Segundo o procurador da República Márcio Torres, que está no local, a juíza decidiu aguardar enquanto intervenção da União no caso é analisada pela Justiça Federal.

Manifestantes transmitem ao vivo a desocupação pelo Rapadura Ninja. Veja Vídeo

Atualizada às 11h57

Após longa discussão com Polícia Militar e vereadores da oposição, oficiais de Justiça no Parque do Cocó decidiram prolongar para até às 13h30min o prazo para que manifestantes deixem pacificamente a área ocupada pelo acampamento. A ideia é dar tempo para que a juíza Joriza Pinheiro se posicione sobre possível transferência do caso para Justiça Federal. "Agora, essa hora vamos de fato desocupar", dizem. Manifestantes comemoram a decisão, mas reafirmam que não deixarão o local.

Enquanto esquenta clima no Cocó, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa ignoram crise. Na Assembleia, o deputado Dedé Teixeira (PT) apresenta lançamento de livro sobre história da música cearense. Já Câmara discute viabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Atualizada às 11h52min

Ânimos se acirram no acampamento do Cocó e o clima é tenso. Oficiais de Justiça reafirmaram agora há pouco que querem cumprir ordem de desocupação da Justiça. Eles dizem que tentaram negociar por três vezes com manifestantes, e agora conversam com o coronel Carlos Ribeiro, da PM. Vereadores presentes tentam pedir tempo para que a Justiça Federal e a União se posicionem sobre o caso.

[FOTO3] 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizada às 11h32min

Os manifestantes permanecem acorrentados em frente ao terreno do Parque do Cocó. O procurador da República Márcio Torres chegou agora há pouco no acampamento do Cocó. Ele informou aos manifestantes que o procurador Oscar Costa Filho já conversou com a juíza Joriza Pinheiro, em apelo para que a liminar autorizando a desocupação seja suspensa até a Justiça Federal e a União se posicionarem sobre o caso. “Segundo ele (Oscar), a juíza já estaria sinalizando no sentido de ouvir a União”.

Atualizada às 11h28min

Assessoria de imprensa da Prefeitura nega boatos de que o prefeito Roberto Cláudio estaria reunido com o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante. Segundo a assessoria do prefeito, agenda de Roberto Cláudio na manhã desta quinta-feira prevê apenas audiências no próprio Gabinete do Prefeito.

Atualizada Às 11h20min

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, negocia agora com o coronel Carlos Ribeiro, do setor operacional da Polícia Militar. Ele está acompanhado de representantes da Defensoria Pública do Estado e oficiais de Justiça do TJ-CE 

Atualizada às 11h00

O Batalhão de Choque da Polícia Militar acaba de chegar ao trecho entre as duas avenidas e vai em direção ao acampamento.  Dois ônibus da PM prestam apoio à ação.

Além do Choque, estão presentes equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Comando Tático Motorizado (Cotam), Raio, e Canil da PM.

Atualizada às 1030min

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) bloquearam os acessos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales próximo ao acampamento do Parque do Cocó. O fluxo de veículos é desviado para vias próximas e o trânsito está lento. O encontro das duas avenidas está sem trânsito.

Atualizada às 10h20min

Chegou agora há pouco no acampamento o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro. Ao telefone com deputados estaduais, ele tenta organizar reunião entre lideranças da ocupação e cúpula do governo na Assembleia Legislativa. A ideia é discutir – antes das 10h30min - um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garanta solução pacífica para o impasse.

Quando perguntado por um manifestante se iria apanhar junto com ele, como a vereadora Toinha Rocha (Psol)  fez, Valdetário disse que a OAB não está aqui para decidir quem vai apanhar. “É muita irracionalidade de um lado e pressão policial do outro, tem que chegar ao meio termo. Ninguém vai apanhar, a OAB não pode permitir que haja descumprimento da lei nem violência”, completou.

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

Atualizada às 10h19min

Advogados da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap) estão na sala de espera do Tribunal de Justiça (TJ-CE) solicitando a revogação da decisão que permite a desocupação. Os advogados entraram também com um pedido para a Juíza Joritza Pinheiro, da 9ª Vara da Fazenda Pública, pedindo a reconsideração  da decisão. De acordo com Jairo Ponte, advogado da Renap, a categoria se apoia no decreto da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que confirma que a área é federal, argumento que impede o Estado de pedir a reintegração da posse. 

Atualizada às 9h40min

Mulheres no acampamento recolhem dinheiro para comprar rosas brancas e vermelhas e distribuir para a Polícia Militar e para a Guarda Municipal. Professores pedem nas redes sociais que os alunos sejam liberados das aulas para comparecerem à desocupação. Mais pessoas chegam ao acampamento. Estão presentes no local o vereador Guilherme Sampaio (PT), o vereador João Alfredo (Psol), e a deputada estadual Eliane Novais (PSB). 

Atualizada às 9h20min

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em contato com O POVO Online, informou que até o momento não existe ordem para o efetivo da Polícia Militar realizar a desocupação nesta quinta-feira.

Atualizada às 8h30min

Alguns manifestantes estão amarrados às árvores do Parque. Eles alegam que irão resistir à ação da Polícia e vão permanecer no acampamento. O vereador João Alfredo (Psol) afirmou que vai tentar entrar com recurso para impedir a desocupação. Até o momento, a Polícia não chegou ao local. Pessoas simpatizantes do movimento começam a chegar no acampamento.

Atualizada às 7h30min

Dois oficiais de justiça foram ao acampamento entregar notificação aos manifestantes para se retirarem do local. De acordo com o documento, os acampados tem até três horas, contandando a partir do horário de entrega, para saírem da área.

 

Redação O POVO Online

 

TAGS