PUBLICIDADE
Notícias

Cid Gomes divulga fotos de helicóptero no Facebook e diz que polêmica é "artificial"

As fotos divulgadas, na página do governador do Estado, mostram a estrutura interna de uma aeronave, equipada com alta tecnologia

10:23 | 29/08/2013
NULL
NULL

O governador Cid Gomes (PSB) publicou, nesta quinta-feira, 29, na página pessoal no Facebook, imagens dos helicópteros adquiridos pelo Governo Estadual, alvos de investigação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Questionado sobre a compra sem processo de licitação, Cid justificou, alegando que os helicópteros são feitos na Alemanha e não têm similar no Brasil.

As fotos divulgadas mostram a estrutura interna das aeronaves, equipadas com alta tecnologia. “Trata-se de uma aeronave de duas turbinas que pode voar à noite e está equipada com uma UTI. Servirá para salvar vidas...”, justificou Cid Gomes.

Cid ainda se referiu à polêmica da compra como “artificial”. “Um dos helicópteros da "artificial"polêmica...”, disse o governador ao publicar uma das imagens.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

Página no Facebook
O governador do Ceará, envolto em diversas polêmicas que vão desde a cumpra de aeronaves sem licitação específica a gastos milionários com o buffet para eventos do Governo, estreou na rede social Facebook na segunda-feira, 26, e já possui quase 13 mil seguidores. Nesta quinta-feira, Cid prometeu aos internautas que está em busca de um aplicativo para que possa fazer, através da página, “perguntas e respostas” com seguidores.

Uma das primeiras polêmicas no Facebook do governador foi uma foto publicada em que Cid aparece supostamente dirigindo sem cinto de segurança e com um bebê no colo. Após críticas de internautas, Cid excluiu a foto e alegou que o carro estava parado e que, como qualquer pai comum, estava mostrando o carro ao filho.
[SAIBAMAIS 2]
Compra de aeronaves
O governo Cid aproveitou brecha de projeto de modernização tecnológica para adquirir as três aeronaves, que estão sendo cedidas à Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Foram gastos R$ 78 milhões para comprar, sem licitação, dos helicópteros por meio do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará.

O Promotec, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), dispensa licitação para a aquisição de equipamentos – não especificamente helicópteros. As informações foram publicadas na versão online do jornal O Globo na noite do último sábado.

O contrato para a aquisição dos helicópteros foi firmado em agosto de 2012 com a empresa alemã MLW Intermed, no valor de R$ 66 milhões, conforme o Portal da Transparência do Estado. O contrato publicado do Diário Oficial do Estado não cita helicópteros, e sim fornecimento de “equipamentos e instrumentos técnico-científicos e educacionais”.

O Ciopaer já está com o primeiro helicóptero, que chegou em 19 de junho deste ano. Os outros dois chegarão até o fim do ano, segundo disse a assessoria da Secitece ao O POVO. As aeronaves servirão, diz o governo, para “reforçar as ações de polícia e transportar com segurança vítimas de violência, além de possibilitar mais rapidez no deslocamento de órgãos para transplante”.

Redação O POVO Online

TAGS