PUBLICIDADE
Notícias

Adufc se manifesta contra a ação da Guarda Municipal

14:51 | 08/08/2013
NULL
NULL

Após a ação da Guarda Municipal para retirar os acampados no Cocó, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) manifestou, por meio de nota, a sua posição diante da desocupação. A Adufc acredita que houve excesso de força por parte dos guardas.

Confira a nota na íntegra:

“Na madrugada desta quinta-feira, 8, exatamente às 4h30, após 28 dias de ocupação pela defesa do Parque do Cocó, manifestantes acampados foram expulsos pela Guarda Municipal, com apoio de retaguarda da Polícia Militar. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) vem manifestar publicamente seu veemente repúdio à violência exercida contra os integrantes do movimento OcupaCocó, na sua maioria composto de estudantes universitários, jovens lutadores das causas ambientais, que foram agredidos com bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e de pimenta, tendo suas barracas e seus materiais pessoais levados pela Prefeitura de Fortaleza.

[SAIBAMAIS4]A Adufc compreende que a invasão da Guarda Municipal ao acampamento, além de ser uma ação truculenta, fere os limites da constitucionalidade, uma vez que (1) não poderia ter ocorrido durante a madrugada, (2) não houve qualquer decisão judicial de desocupação, (3) e a ação extrapola as funções da Guarda Municipal. Não fosse suficiente essa série de ilegalidades, à invasão se seguiu o início da obra de construção do viaduto, com o imediato corte das árvores e escavações, obra esta que se encontra sob sub judice.

No cumprimento do seu papel de defesa de uma sociedade democrática, a ADUFC entende que é fundamental que seja realizada a imediata investigação e punição dos agentes do Estado responsáveis pelo comando da invasão ao acampamento e conclama a sociedade cearense a se fazer presente e vigilante no sentido de barrar o avanço das obras de construção dos viadutos enquanto não houver diálogo e análise de propostas alternativas. Solidarizando-se à luta, a Adufc continua mobilizada e atenta para colaborar no que for necessário para a manutenção da área verde do Parque do Cocó e exige que o governo do Estado assine imediatamente o processo de Legalização do Parque do Cocó”.

 

Redação O POVO Online

TAGS