PUBLICIDADE
Notícias

Para salvar plebiscito, PT reduz temas para Reforma Política

21:46 | 16/07/2013
O deputado federal, e líder do PT no Congresso, José Guimarães (CE), afirmou, nesta terça-feira, 16, ter conversado com a base aliada e negociado novos rumos para a proposta de plebiscito.

Sugestão da presidenta Dilma no auge dos protestos, o projeto de reforma política enfrenta dificuldades para ser aprovado dentro da própria base de apoio ao governo. A principal resistência é quanto ao tempo para discutir os temas e levar à participação popular.

Guimarães informa que uma reunião com lideranças do PCdoB, PSB e PDT, base aliada do PT, resultou em uma redução na quantidade de perguntas a ser realizada na proposta de plebiscito. A tentativa de salvar a consulta popular faz governistas correrem contra o tempo para que a reforma possa valer ainda para 2014.

O conteúdo colocado à consulta deve se restringir quanto ao sistema eleitoral, financiamento de campanha e mecanismos de participação popular. “Surgiu a ideia durante reunião com os partidos. Se for para unificar, nós topamos” afirmou o deputado. De início, a proposta era de cinco tópicos. Além dos três ainda em pauta, estavam o fim da suplência de senador e a extinção do voto secreto nas sessões do Congresso.

Redação O POVO Online

TAGS