PUBLICIDADE
Notícias

Deputado quer aproveitar brecha no regimento para reapresentar projeto da "cura gay"

15:42 | 03/07/2013

Após ser retirado de pauta na sessão da última terça-feira, 2, o projeto de lei que ficou popularmente conhecido como “cura gay” deve ser reapresentado na Câmara dos Deputados ainda nesta quarta-feira, 3. A informação é do site do jornal Folha de S. Paulo.

O projeto permite que psicólogos promovam tratamentos com o intuito de curar a homossexualidade. Dessa vez, quem vai tomar a frente da proposta é o deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que ficou descontente com a forma com que foi feita a tramitação.

"Não aceito que o projeto seja rotulado e não seja debatido da forma como deve ser. Tem uma brecha no regimento e vou atrás dessa brecha", disse ele, segundo a Folha.

Na Câmara, o projeto tinha na bancada evangélica seus principais defensores. Porém, houve forte contestação dos manifestantes que foram às ruas por todo o País nas últimas semanas. Com a pressão popular e do próprio PSDB – partido do autor do projeto, deputado João Campos – a proposta acabou sendo retirada de pauta.

E agora

O regimento interno da Câmara diz que propostas retiradas, como foi o caso do projeto da "cura gay", não podem ser reapresentadas no mesmo ano, "salvo deliberação do plenário".

Por isso, o deputado diz que vai reapresentar o texto de Campos e, se a Mesa Diretora da Câmara entender que o projeto não pode voltar a tramitar, ele promete recorrer ao plenário. "O debate sobre o tema não está encerrado", afirmou.

Com informações da Folha de S. Paulo

TAGS