PUBLICIDADE
Notícias

Cardozo defende plebiscito e participação popular

12:12 | 02/07/2013
Ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta terça-feira, 02, o plebiscito para reforma política e disse que a população tem totais condições de opinar sobre a questão. "É fundamental que o povo participe. O povo tem que se expressar, tem o direito de dizer aquilo que ele quer", disse o ministro. Nesta manhã, Cardozo e Temer entregaram ao Congresso o ofício do Executivo com as cinco propostas para a consulta popular.

Caso o plebiscito seja aprovado pelo Parlamento, Temer lembrou que haverá horário eleitoral para detalhar os itens à população em geral. "Haverá esclarecimento", afirmou. Hoje, o governo sugeriu que o Congresso Nacional inclua no plebiscito questões sobre financiamento de campanha, sistema eleitoral, fim do voto secreto no Parlamento, fim da suplência no Senado e coligações partidárias.

Para Cardozo, não se pode menosprezar a capacidade da população em compreender os temas a serem propostos pelo plebiscito. "Às vezes ainda hoje se parte de um visão, ainda um pouco elitista, de que o povo não sabe votar. O povo sabe votar. Fornecida a informação, o povo tem condições, sim, de fixar as diretrizes para a realidade que ele acha melhor", comentou o ministro.

TAGS