PUBLICIDADE
Notícias

Artigos que ampliam meia-passagem de estudantes podem ser vetados por Dilma

Dilma tem afirmado em reuniões com representantes de movimentos sociais que já fez sua parte com as desonerações para o transporte público

12:10 | 17/07/2013
Os artigos que ampliam o direito à meia passagem estudantil, previsto no projeto do Estatuto da Juventude, serão vetados pela presidente Dilma Rousseff, segundo o site Folha de S. Paulo.

Na semana passada, a Câmara aprovou texto que aborda dois artigos sobre o benefício. Um deles prevê dois assentos reservados, em viagens interestaduais, gratuitos para jovens de baixa renda, e outras duas cadeiras com descontos de, pelo menos, 50%, se as gratuitas estiverem ocupadas.

Segundo o texto, os recursos serão custeados por "recursos orçamentários específicos extratarifários". Dessa forma, cabe ao governo ampliar os subsídios, sem que o aumento seja repassado para o usuário dos transportes.
[SAIBAMAIS 1]
Conflito com Dilma
De acordo com a Folha, a proposta esbarra em diretriz da presidente Dilma Rousseff, que, segundo interlocutores, considera a discussão sobre passe livre e qualquer concessão ao transporte público "assunto superado".

Dilma tem afirmado em reuniões com representantes de movimentos sociais que já fez sua parte com as desonerações para o transporte público, no início do ano. Outro benefício que surgisse no setor teria de ser pago pelo contribuinte, através de aumento de impostos.

Assessores do Planalto, segundo a folha, acham improvável uma veto a algo de interesse do movimento estudantil, principalmente, diante dos protestos que têm acontecido no país.
Redação O POVO Online

TAGS