PUBLICIDADE
Notícias

74% dos brasileiros querem prisão imediata de condenados no Mensalão, diz Datafolha

Pesquisa ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

15:29 | 01/07/2013
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada esta segunda-feira, 1º, aponta que 74% dos brasileiros querem que réus condenados no processo do Mensalão sejam presos imediatamente. Até mesmo entre entrevistados que disseram ter o PT como partido de preferência o percentual favorável à execução imediata das prisões foi alto – também de 74%.

A maior parte dos entrevistados favoráveis à prisão imediata declarou preferência pelo PV (83%), o PSDB (77%), o PT (74%) e o PMDB (74%). A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de junho, realizando 4.717 entrevistas em 196 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento apontou ainda que 14% dos entrevistados acreditam existir injustiças no caso e defendem novo julgamento para os réus. 12% dos entrevistados não souberam responderam às perguntas.

Condenação

[SAIBAMAIS 3]O julgamento da Ação Penal 470, conhecida como Mensalão, foi concluído em dezembro passado e os réus apresentaram recursos contra condenações. O início da análise das apelações ainda aguarda agendamento de datas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Como ainda não se esgotaram as instâncias em que podem recorrer da decisão, todos os réus permanecem em liberdade. Para terem a prisão decretada, eles precisam ser condenados em última instância, o que é chamado de “trânsito em julgado”.

com informações da Folha de S. Paulo e Instituto Datafolha

TAGS