PUBLICIDADE
Notícias

Tribunais tem desempenho 'pífio' no julgamento de casos de improbidade, diz Barbosa

Segundo o presidente do Supremo, deficiências e condições precárias de trabalho não explicam 'resultados tão pífios'

17:05 | 27/06/2013
NULL
NULL

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou nesta quinta-feira, 27, o desempenho dos tribunais brasileiros no julgamento de processos de improbidade administrativa. “Cabe nos perguntar por que o Judiciário não julga esses processos? Deficiências e condições precárias por si só não explicam resultados tão pífios. O CNJ não será conivente com essa indiferença”, disse.

O tema foi incluído como uma das metas do Judiciário para 2013, mas apenas 36,55% dos processos de improbidade protocolados até 2011 foram julgados. Segundo levantamento feito semanalmente pelo CNJ, do passivo de 121,8 mil processos de improbidade, apenas 44,5 mil foram julgados até agora.

[SAIBAMAIS 2]Os processos são divididos entre processos civis de improbidade administrativa e processos penais de crimes contra a administração pública.

Deplorável

Barbosa classificou como “deplorável” o desempenho dos tribunais como o do Piauí e da Bahia, que cumpriram apenas 4,81% e 7,16% da meta, respectivamente. O ministro disse que vai enviar ofícios a todos os tribunais cobrando um melhor desempenho. A medida vem sendo adotada regularmente pelo ministro para que a meta seja cumprida.

Agência Brasil

TAGS