PUBLICIDADE
Notícias

Deputado chama manifestantes violentos de 'bandidos' e diz que PM deve 'ir para cima'

09:47 | 28/06/2013
NULL
NULL
Atualizada às 21:53
O deputado Ely Aguiar (PSDC) fez duras críticas nesta sexta-feira, 28, ao uso de violência por grupo de manifestantes durante protesto da última quinta-feira, 27, próximo à Arena Castelão. Classificando manifestantes que atacaram veículos da imprensa e estabelecimentos comerciais como "bandidos" e "terroristas", o deputado defendeu postura enérgica da Polícia Militar na repressão desse tipo de caso. "Em uma hora dessas, a Polícia tem que ir para cima", disse.
 
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado repudiou ataques contra veículo da TV Diário - que foi incendiado - e supostos saques de manifestantes contra uma borracharia e uma ótica no entorno do estádio. O deputado defendeu ainda que o Exército se una à Polícia Militar para coibir "terrorismo". "Isso é terrorismo, e terrorismo é crime hediondo. Agora, se chegarem nas delegacias onde os bandidos estão, está lá OAB, Direitos Humanos, Ministério Público", afirmou.
 
[SAIBAMAIS 3]Diversos deputados apoiaram o pronunciamento do colega. A maioria das falas exaltou a atuação da Polícia no sentido de conter manifestantes violentos e que depredaram patrimônio público ou privado. Conforme O Povo noticiou nesta sexta-feira, moradores de comunidades e manifestantes pacíficos denunciam excessos da Polícia na operação. Houve denúncias de que moradores foram presos apenas por passarem no local. Um professor diz que foi agredido por policiais sem nenhum motivo.
 
Apoio 
 
Após o discurso do colega, a deputada Dra. Silvana Oliveira (PMDB) parabenizou a atuação da Polícia e do governador Cid Gomes (PSB) no trato com manifestações violentas. "Isso tem apavorado as pessoas de bem. Fico feliz em saber que, enquanto enfrentamos essa anarquia, temos uma governador que se esforça para manter o equilíbrio, para fazer o que o povo quer", diz.
 
Já Fernando Hugo (PSDB) criticou atos de vandalismo e depredação ocorridos durante o protesto e parabenizou atuação da Polícia no caso. "Só lamento o tratamento, pois foi muito educado. Tinha uns três ali que deveriam estar nessa hora era chupando capim", disse o tucano, que criticou o uso de estilingues com bolas de gude contra agentes de segurança. "Quem vai para manifestação de rosto coberto e com baladeira merece ter os dedos cortados", disse.
 
Contra
Eliane Novais,deputada estadual e presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, disse não concordar com o acirramento da repressão policial nas manifestações."Acredito que a atuação da PM nas manifestações não deve ser de enfrentamento e, sim, de tolerância e diálogo, evitando ao máximo reações violentas que possam colocar em risco cidadãos e cidadãs cearenses", completou.

Carlos Mazza

TAGS