PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Federação de Swingueira defende audiência que vai debater o ritmo na Câmara

A Câmara Municipal vai realizar uma audiência pública para debater a importância cultural da swingueira

17:32 | 19/04/2013

O Presidente da Federação Cearense de Festivais e Grupos de Swingueira, Alex "Folia", defende a audiência pública que vai debater, na Câmara Municipal, a importância cultural da swingueira. A ideia é do vereador Fábio Braga (PTN).

"A importância principal da swingueira está na ocupação que ela proporciona, porque ocupa a mente, evita que o jovem vá para a marginalidade", argumenta Alex.

Segundo ele, atualmente existem cerca de 100 grupos de swingueira em Fortaleza. Cada um tem entre 20 e 60 participantes. Trata-se de um público essencialmente jovem - a faixa etária dos dançarinos fica entre 13 e 29 anos.

A audiência pública, na avaliação de Alex, pode ser uma chance para trazer para o debate as dificuldades que o movimento da swingueira enfrenta.

"Precisamos de reconhecimento, por que não contamos com nenhum apoio do poder público. Muitos grupos ensaiam na rua", afirma. Outro problema, relata Alex, é o preconceito, o que acaba, inclusive, dificultando o acesso dos grupos a espaços na comunidade. "É um tabu que temos que quebrar. A gente ainda sofre muito preconceito, principalmente por causa das músicas de duplo sentido", afirma.

A swingueira é um ritmo musical de característica dançante e sensual, bastante difundido nas periferias de Fortaleza.

No requerimento que solicitou a audiência pública, o vereador Fábio Braga pede que sejam convidados órgãos públicos estaduais e municipais, além de instituições e comunidades. Ainda não há uma data para a realização da audiência.

SERVIÇO
Festival cearense de swingueira
Quando: sábado (20) e domingo (21), a partir das 14h
Onde: Ginásio da Parangaba (rua Eduardo Perdigão, esquina com avenida Osório de Paiva)

Redação O POVO Online

TAGS