PUBLICIDADE
Notícias

Justiça afasta 26 pessoas dos cargos em Quixeramobim nesta terça-feira

19:14 | 09/04/2013
Vinte e seis pessoas foram afastadas dos cargos e trinta mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira, 9, durante operação realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e Polícia Civil, no município de Quixeramobim, a 206,1 km de Fortaleza. Entre as pessoas afastadas dos cargos, estão o prefeito, Cirilo Pimenta, e o vice-prefeito, Tarso Borges.

A operação intitulada “Quixeramobim Limpo II” apreendeu diversos processos de licitação na Prefeitura Municipal. O material será investigado e pode levar a uma ação penal.

A Justiça também deferiu várias medidas liminares, tais como o imediato afastamento de todos os requeridos - prefeito, vice-prefeito, procurador-geral do Município, todos os secretários municipais, todos os membros da comissão de licitação, presidente da Autarquia de Trânsito e outros gestores - pelo prazo de 180 dias, além da indisponibilidade dos bens deles e da quebra dos sigilos bancário e fiscal. Cirilo Pimenta não foi localizado na cidade.

A decisão determina ainda que a Câmara Municipal deve realizar imediata sessão extraordinária para a nomeação do presidente no cargo de prefeito durante os 180 dias. A expectativa é que o presidente da Câmara seja intimado até o fim desta terça-feira, 9, para que seja marcada a sessão.

A operação foi executada por meio da Promotoria de Justiça de Quixeramobim, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Os promotores responsáveis pelo caso informam que entregarão ainda esta semana requerimento ao procurador-geral de Justiça para que ele analise uma intervenção estadual no Município. Esse esquema teria desviado cerca de R$ 6 milhões.

Redação O POVO Online com informações do MP-CE

TAGS