PUBLICIDADE
Notícias

Frustrando expectativas, secretário executivo mantém defesa de transferência do Dnocs

10:52 | 12/04/2013

Frustrando expectativas da bancada federal cearense, o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, voltou a defender nesta sexta-feira, 12, que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tenha sua sede transferida para Brasília. O secretário anunciou que o Ministério planeja 700 contratações para o Dnocs ainda para este ano, mas condiciona o suplemento no órgão à mudança da sede para a Capital Federal. Na manhã desta sexta-feira, 12, Navarro se reuniu com a bancada cearense no Congresso.

Havia expectativa entre a bancada do Ceará de que Navarro recuasse da proposta, que já foi rejeitada pelos parlamentares no último mês. “O secretário não mudou uma vírgula da discussão em Brasília. Ele não consegue colocar com clareza qual o foco do Dnocs para o Ceará”, diz Chico Lopes (PCdoB), que organiza movimento “Fica, Dnocs” no Congresso.

Deputados federais acusam a Integração Nacional de querer esvaziar o departamento. O órgão estaria, segundo os parlamentares, tendo suas funções substituídas gradualmente pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O ministro da Intergação diz que a mudança do órgão é apenas uma "sugestão".

Alexandre Navarro, no entanto, afirma que a mudança da sede garantiria a reestruturação do órgão. “O Dnocs hoje não tem perna funcional financeira nem capacidade de contratação. Mudando, o órgão vai ter muito mais capacidade de planejamento, contratação e ampliação nas estações de piscicultura”, diz Navarro.

Com informações do repórter Marcos Robério

Carlos Mazza

TAGS