PUBLICIDADE
Notícias

Campos concede comenda à sua avó, viúva de Arraes

19:32 | 18/03/2013
Magdalena Arraes de Alencar, 84 anos, viúva do ex-governador Miguel Arraes, avô do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi uma das personalidades agraciadas nesta segunda-feira com a maior comenda do Estado, a medalha da Ordem dos Guararapes. O nome de Magdalena figurou ao lado de 15 personalidades da cultura, arquitetura, medicina, educação, literatura e política. Campos se emocionou ao entregar a medalha à sua "avó do coração", como a chamou, lembrando que aprendeu com ela, 'em momentos desafiadores da vida, a não perder a serenidade nem a coragem de lutar".

Questionado se houve algum favorecimento familiar na escolha, o secretário estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar, lembrou que o escritor Ariano Suassuna também tem laços de parentesco com o governador - ele é casado com uma tia da primeira-dama Renata Campos - e qualificou de "formalismo estéril" o entendimento de que Magdalena ou Ariano não seriam merecedores da honraria devido aos laços pessoais com Campos. "Pernambuco pensa grande e não está preocupado com isto", frisou.

"A comenda tem na sua raiz o ideário libertário e de resistência que Magdalena espelha muito bem", disse. "Ela não foi apenas uma primeira-dama, ela participou, ajudou, esteve ao lado de Miguel Arraes em momentos duros, aguentando 14 anos de exílio durante a ditadura militar", afirmou.

Em seu discurso, o governador destacou que os agraciados servem de exemplo aos mais jovens em pontos essenciais para a construção de uma nação que ainda precisa de muito de equilíbrio social e da resistência dos valores do seu povo.

Um dos 16 homenageados, o músico Dominguinhos, que se encontra internado desde janeiro, foi representado pelo filho Mauro. Duas personalidades foram homenageadas em memória - a educadora Anita Paes Barreto e a médica e pesquisadora Naíde Teodósio, impedida de exercer a profissão durante o regime militar.

TAGS