PUBLICIDADE
Notícias

Assembleia deve votar nesta quinta fim de 14º e 15º salários

18:00 | 13/03/2013
O projeto de resolução que extingue os 14º e 15º salários dos deputados estaduais cearenses será colocado em votação nesta quinta-feira, 14, na Assembleia Legislativa. A proposta, que vai ao encontro de determinação semelhante aprovada no Congresso Nacional em 27 de fevereiro, foi aprovada na tarde desta quarta-feira, 13, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.

A proposta cearense foi apresentada em conjunto pela mesa diretora da Assembleia, após empenho pessoal do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PSB). Em entrevista ao O POVO no início do mês, diversos parlamentares do Estado apoiaram o corte dos salários extras.

Atualmente, o salário de um deputado estadual é de R$ 20.042,35 mensais. Pelas regras atuais, além dos 12 salários regulares e do 13º, eles recebem mais dois salários, a título de “ajuda de custo”, pagos em janeiro e dezembro de cada ano. Pela nova determinação, eles só terão direito a salário extra no primeiro e no último mês do mandato.

De 2006 para cá, esse foi o terceiro benefício retirado dos parlamentares. Antes de perder o 14º e o 15º salários, eles perderam os salários extras que ganhavam nas sessões extraordinárias e tiveram redução no período de recesso parlamentar. Na época, a imagem do Congresso estava profundamente abalada em consequência do escândalo do mensalão, que veio à tona em 2005.

TAGS