PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Câmara quer que Hospital da Mulher passe a se chamar Hospital e Maternidade Zilda Arns

Segundo Walter Cavalcante, seria uma homenagem justa ao trabalho da médica pediatra e sanitarista

16:46 | 07/02/2013
NULL
NULL

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante (PMDB) pretende mudar o nome do Hospital da Mulher, principal obra da gestão Luizianne Lins (PT). Em projeto de lei apresentado nesta quinta-feira, 7, o peemedebista propõe que a unidade de Saúde passe a se chamar Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann.

Segundo Cavalcante, a ideia seria oportuna por "tratar-se de um equipamento público importante para o atendimento de saúde da população feminina, bem como por entender justa a homenagem ao trabalho e dedicação da médica pediatra e sanitarista à saúde dos mais necessitados".

Quem foi Zilda Arns
Zilda Arns iniciou a carreira como voluntária na maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, passando para o ambulatório e enfermaria de crianças menores de um ano no Hospital Cezar Pernetta, no Paraná. Atuou como Diretora da entidade filantrópica APMI Saza Lattes e da Divisão de Proteção Social do Departamento Estadual da Criança. Além de Conselheira do Conselho Nacional de Saúde, foi Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgãos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pela sua atuação, Dra. Zilda recebeu vários prêmios, tanto nacionais como internacionais. Dentre eles, o Prêmio Unicef- Comitê Espanhol 2009, a medalha Simón Bolivar da Câmara Internacional – América Latina, o Opus Prize- EUA, e o prêmio Verde das Américas 2004, no Rio de Janeiro. Zilda Arns faleceu no dia 12 de dezembro de 2010, vítima do terremoto que atingiu o Haiti, onde realizava missão humanitária na cidade de Porto Príncipe.

Redação O POVO Online

com informações da CMfor

TAGS