PUBLICIDADE
Notícias

Amplo apoio à candidatura de Walter Cavalcante está sob ameaça

Alguns vereadores que já haviam fechado apoio ao peemedebista se disseram insatisfeitos quanto ao modelo de negociação para o preenchimento dos cargos da Câmara Municipal

16:28 | 13/12/2012
O amplo apoio à eleição do vereador Walter Cavalcante para a presidência da Câmara de Municipal está sob ameaça. Na sessão ordinária desta quinta-feira, alguns parlamentares demonstraram insatisfação quanto à forma de negociação para a distribuição de cargos em disputa.
[VIDEO1]
O vereador Adail Júnior (PV) foi um dos que reclamaram da condução nas negociações para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2013 e 2014. Segundo o vereador, um grupo de 24 parlamentares está articulando e tomando decisões por todos os vereadores, situação a qual afirmou não tolerar.

Adelmo Martins (PR), diante das declarações de Adail, também demonstrou insatisfação. Para o parlamentar, é necessário que as decisões sejam repensadas, observando a representatividade dos partidos na Casa para a próxima legislatura. “O vereador Walter Cavalcante (candidato à presidente da Câmara que já contabiliza 33 apoios) deve repensar as escolhas para a Mesa Diretora e Comissões Técnicas”, apontou Adelmo Martins.

Marcelo Mendes, que não foi reeleito mas falou em nome da bancada do PTC, também apresentou reclamações, afirmando que seu partido não está sendo valorizado. Mesma postura teve os vereadores Marcílio Gomes (PSL) e Antônio Henrique (PTN). Eles defenderam que a composição da Mesa Diretora deve seguir a proporcionalidade das bancadas partidárias que compõem a Câmara.

Antônio Henrique, por exemplo, salientou que existe, na Casa, dois grupos, um intitulado “Grupo dos 24" e outro que defendia a candidatura do vereador Elpídio Nogueira (PSB) e que, após a decisão de apoiar Cavalcante, estes grupos deveriam ser extintos.

Para tentar abafar o início de uma crise, o vereador José do Carmo (PSL) confirmou a existência de um grupo de vereadores que “é forte e não vai acabar”. José do Carmo explicou que o grupo foi formado antes das eleições municipais e iria apoiar qualquer que fosse o prefeito. “O grupo começou com 11 integrantes antes das eleições”, disse o parlamentar.

José do Carmo ainda defendeu que o grupo é democrático e que não tem intenção de se impor. “O grupo continua e não vai mandar não. O grupo vai discutir interesses do grupo. Vamos nos juntar e construir um trabalho em prol do povo de fortaleza”, declarou o vereador.

Salmito Filho (PSB), também sobre o assunto, enalteceu que o “grupo dos 24 vereadores” trabalha para garantir um processo democrático nas eleições da Mesa Diretora, com um diálogo com todos os partidos, seja ele oposição ou situação.

Já o vereador Elpídio Nogueira, ao se manisfestar, ressaltou que não houve oposição ao nome de Walter e que a intenção é que haja consenso na composição das Comissões.
Redação O POVO Online
com informações da agência CMFor

TAGS