PUBLICIDADE
Notícias

Veto de Dilma é uma 'conquista para a educação', diz Guimarães

20:09 | 30/11/2012
O deputado federal José Guimarães (PT), membro da bancada cearense no Congresso Nacional, disse ao O POVO nesta sexta-feira, 30, que o veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo que previa a redistribuição igualitária dos royalties do petróleo representa “uma conquista para a educação”. “Só assim conseguiremos os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Que inclusive era um desejo do ministro Aluízio Mercadante. Acho que foi o melhor caminho. Foi um bom caminho. Agora, vamos aprofundar o debate porque essa é uma questão central para o Brasil”, afirmou.

Ainda segundo Guimarães o veto parcial foi “uma posição sensata e responsável da presidente”. “Entendo que a decisão foi uma alternativa mediada. A presidente não poderia desrespeitar os contratos. Nem o governo poderia desrespeitar os contratos. A Dilma não tinha outro caminho a não ser esse”, ponderou.

De acordo com o deputado petista, a bancada tinha uma opinião divergente sobre o tema. “Havia deputados que queriam mexer nos contratos. Outros não. Pra mim, se todos os recursos fossem direcionados para a educação estaria muito bom. Minha decisão era favorável aos estados, municípios e à educação. Isso é a democracia. Não devemos encarar o resultado como crise. Não há crise nenhuma. Isso faz parte do processo democrático”, reiterou.

Redação O POVO Online

TAGS