PUBLICIDADE
Notícias

Operação Trairi Limpo IV deve prender quatro advogados nesta quarta-feira

09:35 | 28/11/2012
O Ministério Público e a Polícia Civil cumprem quatro mandados de prisão preventiva na manhã desta quarta-feira, 28, em Trairi, a 124km de Fortaleza. As medidas fazem parte da "Operação Trairi Limpo IV” e deve autuar quatro advogados militantes daquela comarca: Guilherme de Araripe Nogueira, José Eloisio Maramaldo Gouveia Filho, Caroline Gondim Lima e Manoel Carneiro Filho. As ordens de prisão foram decretadas pelo juiz Fernando Teles de Paula Lima, após denúncias do MP.

Segundo o Ministério Público, os advogados estão sendo processados por integrarem uma quadrilha jurídica suspeita de ter cometido 21 crimes de apropriação indébita entre os anos de 2009 e 2012. O ato ilícito teria resultado na retenção indevida de R$ 631.321,31. O MP constatou que os réus se apropriavam dos valores pertencentes às partes em até 90% das indenizações concedidas pelo Poder Judiciário, além de ocultarem os crimes pedindo que o recebimento das indenizações não fossem revelados.

Histórico de irregularidades

Os advogados Guilherme de Araripe Nogueira, José Eloisio Maramaldo Gouveia Filho e Caroline Gondim Lima também foram alvos da "Operação Trairi Limpo II", quando se constatou que eles possuíam envolvimento direto com as fraudes licitatórias naquele município, tendo sido decretadas à época as prisões temporárias e preventivas deles.

Já os advogados Manoel Carneiro Filho e Guilherme de Araripe Nogueira são investigados também pela atuação ilegal de Associações Nacionais de Defesa do Consumidor em Trairi, fato apurado perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que resultou no afastamento liminar do juiz Nathanael Cônsoli em 4 de setembro deste ano.

Redação O POVO Online

TAGS