PUBLICIDADE
Notícias

Tucano é o que menos foi às ruas para fazer campanha

08:54 | 01/10/2012
Os candidatos a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT) tiveram, até o momento, bem mais compromissos públicos no período de campanha - iniciado em 7 de julho - do que o tucano José Serra.

Líder nas pesquisas, Russomanno teve 125 compromissos até sexta-feira. Desde então, não teve mais agendas por causa do nascimento da filha Katherine. Com mais simpatizantes nas zonas leste e norte - 32% e 31% dos eleitores, respectivamente, segundo o Datafolha -, Russomanno intensificou visitas às zonas oeste e central, onde detém 21% e 27% de intenções de voto.

Marqueteiro da campanha do PRB, Ricardo Bergamo indica as regiões e a equipe de campanha monta a agenda. "A gente nunca se pautou por uma ou outra região, não é do perfil do Celso", diz ele. A maior presença nas regiões onde o candidato tem menos votos, diz, não é proposital.

Com porcentuais elevados de rejeição antes mesmo do início da campanha - em julho, 35% do eleitorado paulistano dizia não votar no tucano; na última semana esse índice saltou para 45% -, Serra teve 66 compromissos públicos até agora. Apesar de ter menos intenções de voto entre os moradores da zona leste, onde 19% do eleitorado afirma ter intenção de votar nele, o candidato do PSDB não despendeu esforços a mais por essa região.

Haddad, que entrou na corrida pela Prefeitura praticamente desconhecido - até agosto, ele detinha 8% das intenções de voto, não abrangendo nem mesmo o típico eleitorado petista -, optou por fixar sua imagem entre aqueles que mais declaram voto nele. As zonas sul e leste, ambas com 19% dos votantes afirmando voto no candidato do PT, foram as mais visitadas por Haddad, assim como o centro, onde 16% dizem preferir o petista. As zonas oeste e norte, onde 15% dos respectivos eleitorados destacam a intenção de eleger Haddad, não foram prioridade. O petista, que realizou 100 compromissos de campanha até agora, vai manter os esforços na periferia nesta reta final. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS