PUBLICIDADE
Notícias

TRE tira dúvidas de juízes que irão presidir juntas eleitorais no Interior

Eles irão auxiliar as eleições nos 78 municípios cearenses que não possuem sedes de Zonas Eleitorais

15:56 | 01/10/2012

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) promoveu, na manhã desta segunda-feira (1º), encontro com os juízes que presidirão juntas eleitorais no interior do Estado. O objetivo da ação foi esclarecer possíveis dúvidas quanto a legislação eleitoral para os magistrados, que irão auxiliar as eleições nos 78 municípios cearenses que não possuem sedes de Zonas Eleitorais.

Nessas juntas, serão processadas todas as ocorrências registradas no dia da eleição. Segundo o presidente do TRE, Ademar Mendes Bezerra, os juízes vão contar ainda com poder de polícia, para coibir irregularidades que vierem a ocorrer no pleito.

“São ações como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores. O objetivo é garantir que as eleições ocorram da maneira mais tranquila possível”,declara.

Palestra
Durante a reunião desta segunda-feira, o juiz auxiliar da Corregedoria do TRE, Cléber de Castro Cruz, realizou palestra sobre a legislação eleitoral. Na ocasião, ele destacou pontos específicos sobre o uso do poder de polícia pelos magistrados e da apuração de votos.

"Descentralizando o poder das Zonas Eleitorais nessas juntas municipais, vamos agilizar a apuração, além de garantir a fluência legal do processo", diz.

Carlos Mazza

carlosmazza@opovo.com.br

TAGS