PUBLICIDADE
Notícias

STF condena Valério a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha

16:35 | 23/10/2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou nesta terça a pena de 2 anos e 11 meses de prisão ao publicitário Marcos Valério pelo crime de formação de quadrilha. Foi a primeira pena imposta pela Corte no julgamento do processo do mensalão. A pena foi sugerida pelo relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, e seguida por seis colegas. Quatro ministros que o absolveram não vão participar da votação, decidiu pouco antes o plenário.

 

O relator ponderou que Marcos Valério tem bons antecedentes, embora tenha inquéritos e condenações sem trânsito em julgado (com a possibilidade de recurso). O ministro disse que o tribunal tem entendimento firmado segundo o qual investigações em curso não podem ser consideradas como agravantes de pena.

 

Barbosa, entretanto, considerou a culpa do publicitário elevada. Ele disse que o réu atuou "intensamente", usando a estrutura de suas empresas para a consecução dos crimes. Por meio das empresas do grupo de Valério, foram realizados os empréstimos fraudulentos que serviram para o esquema de compra de apoio político. O relator continua seu voto sobre os crimes cometidos por Valério.

TAGS