PUBLICIDADE
Notícias

Schneider rebate Haddad: 'ensino municipal melhorou'

17:56 | 01/10/2012
Candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB), o ex-secretário municipal da Educação Alexandre Schneider (PSD) rebateu nesta segunda as críticas do candidato do PT, Fernando Haddad, de que ele não teria cumprido as metas estabelecidas junto ao ministério da Educação para o ensino em São Paulo.

"(Quando assumi a secretaria) quase metade das escolas tinha Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inferior a 4. Hoje, apenas 6% tem. Na época (quando Serra assumiu a Prefeitura, em 2005), 2,7% das escolas tinham Ideb superior a 5 e hoje são mais de 34%. Aumentou 15 vezes. Isso para mim é uma clara indicação de que a rede melhorou", disse Schneider em entrevista à Agência Estado.

O candidato petista disse, no último sábado, após carreata na zona leste da cidade, que o vice do tucano teria fracassado em atingir metas quando era secretário. "Você sabe que um dos poucos secretários de Educação que não cumpriram as metas do ministério da Educação, que foram pactuadas e assinadas pelos prefeitos, foi o vice dele (de José Serra)? O vice dele fracassou no cumprimento de metas pactuadas de livre e espontânea vontade com o ministério da Educação."

Schneider afirmou ainda que a educação só não avançou mais devido a herança recebida da administração anterior, da petista Marta Suplicy (2001-2004). "Recebemos 70 mil crianças em escola de lata, estudando quatro horas ou menos por dia e um dos piores salários que os professores recebiam a época no País. Essa é a herança que recebemos do governo do PT. Mudamos o contexto e a educação melhorou", afirmou.

O ex-secretário partiu para o ataque e criticou a gestão de Haddad como ministro da Educação. "A herança da gestão do Haddad foi deixar o Brasil atrás de países como o Trinidad Tobago no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, na sigla em inglês). Colocar duas ilhas com a população semelhante à da zona leste e com o PIB cem vezes menor que o do Brasil na nossa frente. Como ele conseguiu essa proeza?", questionou. E emendou: "Na administração de Haddad caiu o número de alunos do ensino médio. A única coisa que aumentou na gestão do Haddad foi a quantidade de auto elogios", disparou.

O candidato do PT, Fernando Haddad, voltou a ser questionado sobre o assunto após caminhada em São Mateus, realizada no início da tarde desta segunda. Ele criticou novamente o desempenho de Schneider na secretaria. "A cidade de São Paulo tem uma educação inferior a de Teresina, que tem metade dos recursos por aluno para investir. Como é que uma cidade rica como São Paulo não consegue oferecer educação igual, pelo menos, à da capital do Piauí?", questionou Haddad.

Haddad afirmou ainda que São Paulo corre um risco com ele (Schneider) na vice. "Você imagina se ele (José Serra) é eleito e abandona de novo a Prefeitura? Nós vamos estar nas mãos dessa pessoa. Já pagamos um custo alto de estar nas mãos do (atual prefeito, Gilberto) Kassab (PSD), já imaginou o custo que é estar nas mãos de um secretário da educação que não fez nada pela educação? Que não cumpriu nem as metas que ele mesmo anunciou que ia cumprir?"

TAGS