PUBLICIDADE
Notícias

PM prende 261 por crimes eleitorais no Estado de SP

08:12 | 08/10/2012
A Polícia Militar de São Paulo divulgou na manhã desta segunda-feira os números finais da Operação Eleições, feita em todo o Estado durante o domingo (7). De acordo com a corporação, 261 pessoas foram presas e 88 adolescentes apreendidos em flagrante por crime eleitoral. O boletim foi concluído às 23h59 do domingo de eleições.

A operação da PM empenhou 50 mil agentes nas ruas durante o período de votação. Ao todo, a polícia registrou 292 ocorrências de boca de urna e 113 apreensões de material político irregular.

O boletim informa também a recaptura de 24 suspeitos foragidos e 128 veículos e motos procurados. Cerca de 45 armas de fogo foram apreendidas.

Outros 1.534 eleitores foram submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro) em todo o Estado. Dez foram presos em flagrante por dirigir sob efeito do álcool.

TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo confirmou a prisão de quatro candidatos a vereador em todo o Estado pelo crime de boca de urna. Rosângela Zanon (PPL), da capital; Amauri Queiroz (PV), de Valinhos; Arlindo Bento do Nascimento (PT), de Iaras; e Mário Silva (PV), de Gabriel Monteiro, no interior paulista.

Um eleitor de Santa Adélia, em São José do Rio Preto, fotografou seu voto e foi preso por quebra de sigilo.

Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, 39 pessoas foram presas pelo crime de boca de urna.

Urnas eletrônicas

O TRE registrou 165 falhas em urnas eletrônicas em todo o Estado. O número representa 0,19% do total de equipamentos: 86.472.

Apenas na capital paulista, 37 máquinas falharam ao longo do domingo. O índice é de 0,15% do total: 23.779.

No interior do Estado, houve 128 problemas em urnas. O número corresponde a 0,20% do total de urnas: 62.693.

Voto pela digital

Urnas biométricas foram testadas pela primeira vez em quatro regiões de São Paulo. Segundo o TRE-SP, eleitores puderam votar usando as digitais nos municípios de Nuporanga e Sales Oliveira, em Ribeirão Preto, além de Itupeva e Jundiaí, no interior do Estado. O Tribunal não computou falhas nos equipamentos.

TAGS