PUBLICIDADE
Notícias

Lula e PT escondem João Paulo em comício em Osasco

23:00 | 02/10/2012
O PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva optaram por `esconder' o deputado federal João Paulo Cunha, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão por corrupção e peculato durante o último comício da campanha fora da capital, na noite desta terça-feira, em Osasco. Há pouco mais de 30 dias, Cunha era o candidato do partido e liderava as pesquisas de intenção de voto na cidade. Lula, amigo pessoal de João Paulo, que presidiu a Câmara dos Deputados durante sua gestão, não fez uma única menção ao companheiro durante seu discurso de 25 minutos, um dos mais longos feitos na atual campanha.

Os seis petistas que o antecederam ao microfone, inclusive o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o candidato Jorge Lapas, vice de Cunha na chapa e que assumiu a candidatura a prefeito em seu lugar, ignoraram completamente o companheiro condenado pelo STF. O nome de João Paulo não foi citado uma única vez em todo o comício. As placas do candidato que se espalhavam pelo local, o Jardim Conceição, na periferia, foram todas retiradas. O substituto de João Paulo foi brindado pelo partido com a confecção de um DVD de 12 minutos apresentando o candidato e um livreto colorido com 40 páginas, material fartamente distribuído no evento.

Na semana passada, o PT chegou a discutir internamente se João Paulo deveria ser convidado para o comício. O político demonstrou ter grande força eleitoral na cidade durante a campanha e poderia transferir votos para Lapas, pouco conhecido dos eleitores. Prevaleceu a opinião de que a presença do candidato no palanque poderia trazer mais prejuízo do que ajudar o PT na cidade. João Paulo não foi citado nem mesmo quando Lula mencionou que a ideia de criar o PT surgiu em Osasco, em maio de 1979.

Ainda lembrando sua ligação com a cidade, Lula disse que não poderia deixar de ir à cidade para agradecer as boas votações recebidas. Sobraram elogios para o prefeito petista Emídio de Souza, que se licenciou do cargo para assumir a campanha do seu indicado, o engenheiro Lapas, e até para o prefeito em exercício, Faiçal Cury.

TAGS