PUBLICIDADE
Notícias

Iriny recorre à Dilma para tentar 2º turno em Vitória

17:55 | 03/10/2012
Candidata do PT à prefeitura de Vitória, a primeira ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres do governo Dilma Rousseff, Iriny Lopes, intensificou a presença da presidente da República no material de propaganda no esforço final para chegar ao segundo turno das eleições. As pesquisas, no entanto, apontam o PSDB e o PPS, partidos de oposição a Dilma, nos dois primeiros lugares em intenção de voto.

Apoiada também pelo prefeito João Coser (PT) e pelo governador Renato Casagrande (PSB), Iriny teve 16% das intenções de voto no último Ibope, de 22 de setembro. O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (1997-2004), do PSDB, está em primeiro lugar, com 43%, seguido pelo deputado estadual Luciano Rezende (PPS), que foi secretário de Esporte da administração tucana, com 22%. Enquanto Vellozo Lucas tenta garantir a vitória no primeiro turno e Rezende diz que o segundo turno está garantido, Iriny acusa os adversários de usarem as pesquisas "de maneira arrogante".

Na TV, a Iriny alerta para possíveis prejuízos da capital na eleição de um oposicionista. "Um é contra o governador Casagrande e contra a presidente Dilma. Outro foi da mesma equipe. Com qualquer um deles Vitória vai ficar isolada", diz. O candidato a vice Juarez Vieira (PSB) reforça: "Iriny vai ser para Vitória o que Dilma é para o Brasil." Na campanha, a ex-ministra adotou uma estrela multicolorida, em vez do clássico símbolo vermelho do PT.

Em debate na rádio CBN, na última terça-feira, Iriny foi cobrada pelo candidato do nanico PSDC, Edson Ribeiro, por "usar só o 13" na propaganda. "Só o 13? O 13 tudo", reagiu Iriny. O adversário também citou o julgamento do mensalão. "Já fui gestora pública e não tenho nem uma sombra contra mim", respondeu Iriny.

Depois do debate, Vellozo Lucas fez campanha ao lado do ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves (PSDB). "Sou um quadro do PSDB. Em hipótese alguma escondo meu partido", disse o candidato tucano. O ex-prefeito diz que "Vitória é um dos melhores lugares para comparar a gestão do PSDB e a do PT", em referência à administração do petista João Coser. "Os prometidos investimentos federais para Vitória não aconteceram. Fica difícil acreditar em planos mirabolantes", ataca.

Secretário de Saúde na gestão de Vellozo Lucas, Luciano Rezende se apresenta como o "candidato da mudança" e aposta na popularidade do candidato a vice, o radialista evangélico Waguinho (PR), indicado pelo senador Magno Malta. No debate, Rezende reclamou da distribuição de panfletos com ataques a ele e a Waguinho e responsabilizou o ex-prefeito. "Eu é que fui ofendido e atacado durante toda a campanha", disse Vellozo Lucas.

TAGS