PUBLICIDADE
Notícias

Governador e prefeita emplacam afilhados em Fortaleza

10:56 | 08/10/2012
Aliados nacionais, o PT e o PSB vão se enfrentar nas urnas no 2.º turno das eleições de Fortaleza. Apadrinhado pela prefeita Luizianne Lins, o petista Elmano de Freitas aposta suas fichas na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para derrotar o candidato do PSB, Roberto Cláudio, afilhado político dos irmãos Ferreira Gomes. Elmano saiu na frente com 25,44% dos votos válidos, enquanto Roberto Cláudio obteve 23,32%.

"Fortaleza é a capital mais importante que o PT governa hoje. Creio que seremos prioridade na agenda do presidente Lula", afirmou Freitas.

A direção do PT reúne-se nesta terça-feira (9), em São Paulo, para decidir quais campanhas contarão com a presença do ex-presidente. "Lula não é Deus, mas é milagroso", brincou o deputado José Guimarães, vice-presidente nacional do PT. Na semana passada, Ciro Gomes criticou, em entrevista ao Estado, a interferência de Lula na eleição de Fortaleza e disse que o ex-presidente "não é Deus".

"Vamos atrás do nosso presidente, sim. Não podemos deixar uma pessoa aventureira, que não conhece nada da cidade, governar Fortaleza", atacou Luizianne. Diante da provável ida de Lula a Fortaleza, os Ferreira Gomes apostam que a presidente Dilma Rousseff não se envolva na campanha e mantenha a neutralidade. "Torço para que a presidente Dilma não interfira onde existe disputa entre candidatos da base dela", afirmou o governador do Ceará, Cid Gomes. "Para mim, se Lula não vier é melhor. Os militantes do PT vão achar que a candidatura deles não é tão importante assim."

A vitória em Fortaleza é essencial para os planos do clã Ferreira Gomes. Ciro não desistiu de ser candidato à presidência e a vitória em Fortaleza é importante para fazer um contraponto ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que também sonha em disputar a sucessão de Dilma.

Luizianne também conta com a vitória para sair candidata na disputa pelo governo do Ceará, em 2014. Seus planos esbarram em José Guimarães, que também pretende concorrer à sucessão de Cid Gomes. Mas Freitas é uma criação da petista que pode ficar mais forte no partido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS