PUBLICIDADE
Notícias

Candidatos fazem apelos por 2.º turno em Porto Alegre

14:22 | 02/10/2012
Candidatos à prefeitura de Porto Alegre em desvantagem nas pesquisas, Manuela D'Ávila (PC do B) e Adão Villaverde (PT), encerraram suas participações em um debate na Rede Record de televisão, na madrugada desta terça-feira, pedindo que os eleitores levem a decisão para o segundo turno.

"Peço que o senhor e a senhora me ajudem a ir ao segundo turno, me deem mais 20 dias para juntos construirmos quatro anos de transformação em Porto Alegre", disse Manuela, dirigindo-se aos telespectadores. Villaverde afirmou: "Há fortes sinais de que estaremos no segundo turno e o segundo turno tem outra dimensão e outra qualidade, (o tempo de televisão) é meio a meio para podermos fazer o debate e a discussão das propostas".

O prefeito José Fortunati (PDT), candidato à reeleição e líder nas pesquisas, com perspectivas de vencer no primeiro turno, também fez seu pedido, mas para a disputa acabar logo. "Peço o teu voto e traga mais um, se você acredita na nosso proposta, para que no dia 7 possamos ter uma bela vitória", sugeriu, ao despedir-se.

Pela sua posição, Fortunati foi o alvo dos concorrentes no debate. Os adversários acusaram o prefeito pelos problemas da cidade nas áreas de saúde, segurança e trânsito. Ele apresentou seus projetos de informatização de consultas, escolas de tempo integral, corredores de ônibus e integração de informações de segurança. Para as respostas que não conseguiu dar, sobretudo quando as críticas eram feitas em perguntas e respostas entre seus concorrentes, sugeriu que os telespectadores visitassem o site da campanha.

A pesquisa mais recente, feita pelo Ibope para o Grupo RBS e publicada no sábado pelo jornal Zero Hora, mostrava Fortunati com 47% das intenções de voto na modalidade estimulada. Manuela tinha 24% e Villaverde, 12%. Wambert Di Lorenzo (PSDB) e Roberto Robaina (PSOL) tinham 2%, enquanto Jocelin Azambuja (PSL) e Érico Corrêa (PSTU) não atingiam 1%. Por esse resultado, Fortunati venceria no primeiro turno com 54% dos votos válidos. Foram entrevistados 805 eleitores entre os dias 25 e 27 de setembro e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no TRE/RS sob o número 249/2012.

TAGS