PUBLICIDADE
Notícias

Candidato de Campos Â?atropelaÂ? petista no Recife

10:53 | 08/10/2012
O administrador de empresas Geraldo Julio, de 41 anos, elegeu-se neste domingo (7) à noite prefeito do Recife, em 1.º turno, com 51,15% dos votos. Filiado ao PSB desde 2002, ele jamais disputara uma eleição antes.

A escolha do eleitorado recifense fortalece a condição de personagem nacional do governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e mentor político de Julio. Um dia antes do prazo final para a apresentação de candidaturas, Campos escolheu um auxiliar novato que derrotou experimentados políticos de Pernambuco.

O segundo lugar (27,65%) ficou com o ex-vereador e deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), de 33 anos, que cresceu na reta final, mas não conseguiu evitar a eleição em só um turno. Bem atrás, com 17,43% dos votos, ficou o antes favorito Humberto Costa (PT), de 55 anos, senador e ex-ministro. O fracasso da candidatura pôs fim à hegemonia petista de 12 anos na prefeitura do Recife.

A vitória já no 1.º turno foi conseguida com o esforço pessoal do governador, que nos últimos dez dias de campanha levou seu candidato pessoalmente aos bairros mais pobres e populosos da capital pernambucana. Campos participou de carreatas e caminhadas que duravam horas, de manhã à noite, para apresentar à população o escolhido para disputar a prefeitura.

O governador tem sido citado como político influente na sucessão presidencial em 2014. Ele poderá disputar a eleição como candidato do PSB ou integrar como vice a chapa à reeleição da presidente Dilma Rousseff, caso seja mantida a aliança nacional entre o PT e seu partido, que integra a base de apoio do governo federal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS