PUBLICIDADE
Notícias

Alckmin ganha em Santos e perde em São José

10:47 | 08/10/2012
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) empenhou-se pessoalmente nas campanhas eleitorais em São José do Campos e Santos, mas o êxito maior foi na cidade litorânea, onde seu candidato, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou o favoritismo e venceu no 1.º turno com boa folga sobre Telma de Souza (PT) - até as 23h deste domingo (7), tinha 58% dos votos, ante apenas 16,71% da adversária.

Primeira mulher a assumir a Prefeitura de Santos, entre 1989 e 1992, Telma representou pouca ameaça a Barbosa. Desde as primeiras prévias, em julho, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Alckmin vinha obtendo a preferência dos eleitores santistas. "Fizemos uma campanha limpa, baseada em propostas para resolver os problemas", disse o candidato vitorioso.

Mais jovem entre os nove concorrentes, com 33 anos, Barbosa foi eleito deputado estadual por duas vezes. O atual prefeito, João Papa, é do PMDB, mas o candidato do partido, Sérgio Aquino, teve cerca de 11% do total.

Em São José dos Campos, o apoio de Alckmin ao tucano Alexandre Blanco não evitou a vitória de Carlinhos Almeida. O petista obteve 50,99% dos votos e, com isso, quebra um legado de 16 anos do PSDB na cidade. Blanco, enteado do ex-prefeito Emanuel Fernandes, que deixou a Secretaria de Planejamento do governo Alckmin em 2011, recebeu 43,15% dos votos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS