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Â?NY TimesÂ? anuncia site para o Brasil em 2013

09:54 | 16/10/2012
Os dois caminhos à vista, para o futuro do jornalismo, "são a web e a internacionalização", disse nesta segunda-feira (15), na 68.ª Assembleia-Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, o diretor executivo do New York Times, Arthur Sulzberger Jr. "O jornalismo é cada vez mais digital", prosseguiu. E como exemplo dessa convicção ele anunciou que o Times vai lançar, em 2013, um site no - e para - o Brasil. Há seis meses, o jornal abriu um site nos mesmos moldes na China, que em 90 dias atingiu o nível esperado para o fim do ano que vem.

"Vai ser grátis e com um modelo parecido com o da China", adiantou. Será alimentado "por 30 ou 40 artigos diários do International Herald Tribune".

Apresentado pelo presidente da SIP, Milton Coleman, a um salão lotado de jornalistas e donos de veículos da mídia, Sulzberger Jr. adotou um tom otimista ao falar do Brasil. "A curiosidade do brasileiro não tem limites. E veremos isso de novo aqui, na Copa do Mundo e na Olimpíada", afirmou, entre elogios à "importância que o País tem adquirido nos últimos tempos, por eliminar a pobreza e tornar-se a quinta economia do mundo".

Em sua fala advertiu ainda que "não só a marca (do jornal) é importante. A história também é". Por isso, "o Times tem hoje mais correspondentes no mundo do que em qualquer outra época".

Em resposta a uma pergunta sobre ameaças à liberdade de expressão, disse que "mesmo na Coreia do Norte é cada vez mais difícil impedir o fluxo de notícias". Sobre os riscos que afetam os jornalistas cobrindo guerras pelo mundo, disse que "essa é uma questão dolorosa", mas seu jornal não teve problemas na China, e sim na Síria e na Líbia. "Perdemos mais gente na guerra do Iraque do que na Primeira Guerra Mundial. Mais que na Segunda, mais que no Vietnã." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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