PUBLICIDADE
Notícias

�Mensalão foi possível por um desvio ideológico�

10:33 | 10/10/2012
Na avaliação do cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o mensalão, com a condenação dos réus, atinge o PT de forma dramática. O início de tudo, acredita, foi uma certa arrogância ideológica de esquerda, que levou à desqualificação dos participantes do jogo parlamentar.

Para ele, o impacto para o partido é negativo e leva a uma leitura importante de sua história. "O mensalão só foi possível em decorrência de uma espécie de desvio ideológico, a arrogância produzida por certa autoimagem ideologicamente condicionada, que levou à desqualificação dos outros participantes do jogo parlamentar, considerados burgueses, e à ideia de que o melhor a se fazer era comprar sua lealdade", analisa.

Segundo o cientista político, o resultado dramático desse processo "levou o partido à moderação, à aceitação do jogo social-democrático". "A ideia de social-democracia, com a moderação e a renúncia a meios considerados revolucionários, era um anátema no PT. Foi uma evolução positiva, embora só tenha ocorrido após o erro que custou muito caro ao partido e causou prejuízos ao governo Lula", acrescentou.

Reis considera difícil avaliar se com a condenação diminui a influência de José Dirceu no PT. "Uma certa militância, mais fiel, deve desqualificar a importância da condenação. Pode até transformá-lo numa espécie de herói da caminhada. Mas será muito difícil para ele continuar exercendo sua liderança".

Ele considera Dirceu um dos mentores do mensalão. "Essa mescla de disposição ideológica, ânimo realista e busca de eficiência, que levou ao mensalão, é muito singular dele", conclui. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS