PUBLICIDADE
Notícias

Valdeci Cunha: candidato apresenta propostas para área de Cultura

06:00 | 30/09/2012

O Vida & Arte Cultura de domingo (30/9) destaca as propostas de cada um dos dez candidatos à prefeito de Fortaleza na área da cultura. Eles responderam a um questionário elaborado a partir do depoimento de cinco artistas e produtores que atuam na cidade: Silvia Moura, do Fórum de Dança; Silas de Paula, do Instituto de Fotografia (Ifoto); Kelsen Barros, do Fórum de Literatura; Thiago Barros, do coletivo “Todo teatro é político”; e Duarte Dias, da Associação Cearense de Cinema e Vídeo. Veja abaixo as respostas dos candidatos na íntegra.

VALDECI CUNHA/PRTB
O POVO - Que programas, equipamentos e ações culturais promovidos na gestão de Luizianne o senhor pretende continuar na sua gestão?

Valdeci Cunha - Pretendo dar continuidade a todos os programas já em andamento na cidade, sobretudo as políticas públicas relacionadas com a defesa e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza, mantendo uma agenda permanente no cumprimento do calendário cultural, dos mestres da cultura com suas devidas atividades do “Maracatu”, do “Bumba-Meu-Boi”, da dança da Cana Verde, das Artes Plásticas, dos “Bordados”, bem como a preservação de todos os equipamentos culturais como museus, teatros, centros culturais, bibliotecas e os arquivos públicos do município, considerando ainda a garantia dos bens tombados e o funcionamento dos CUCAs (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciências e Esportes).

OP - Como o senhor pretende formar os quadros de funcionários na área da cultura? Acha essencial ter técnicos especializados ou pode mesclá-los com nomes de aliança política?

Valdeci -
Em primeiro lugar pretendo dar suporte técnico e científico aos servidores de carreira que possam ser aproveitados, e são muitos, para ocupar cargos especializados no Setor da Cultura. E se for necessário, fazer alianças públicas que gerem desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade para a cultura de Fortaleza. Todavia, o interesse público está acima de tudo.

OP - O senhor assume o compromisso de repassar integralmente o percentual garantido por lei para o Fundo Municipal de Cultura?

Valdeci - Assumo. E me comprometo a assinar um termo de compromisso e divulgação, “transparência”, no sentido de repassar para o Fundo Municipal de Cultura todos os valores garantidos neste setor.

OP - Setores como educação e saúde têm bem delineados até onde vai a responsabilidade do Município. No caso da saúde, a Prefeitura deve cuidar da atenção primária, no caso da educação, fica responsável pelo Ensino Fundamental. Com a cultura é diferente, não há nada pré-determinado. O que o senhor entende como principal encargo da prefeitura nessa área?

Valdeci -
Entendemos que o principal encargo do gestor da Prefeitura na área da cultura será legitimar, com recursos do orçamento, uma gestão democrática em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e com a implantação do Sistema Municipal de Cultura que articulará todos os órgãos e tributações culturais com o objetivo de implementar um conjunto de ações sustentáveis de Políticas Públicas para este setor em comunhão com a própria economia da cidade, uma vez que já existe no âmbito nacional.

OP - O senhor pretende continuar a política de editais? Que áreas e linguagens devem ser priorizadas? Uma reclamação frequente é a demora no repasse das verbas, de que maneira o senhor imagina agilizar isso?

Valdeci - Pretendo continuar com a política de editais por ser assegurada legalmente. E, temos de respeitar todos os princípios da Administração Pública. Vou submeter aos Conselhos Populares (MCP’s) projetos para discutir e deliberar “prioridades” no Setor da Cultura, principalmente no Orçamento Participativo, de forma que sejam contemplados os Equipamentos Culturais, o Patrimônio Histórico, o Calendário Cultural, e os CUCAs, por enquanto só um, e os Mestres da Cultura.

OP - O senhor pretende ceder o Teatro São José para o Governo do Estado ou ele deve permanecer com a prefeitura e virar o teatro municipal? A obra de restauro seria priorizada na sua gestão?

Valdeci - Não pretendo ceder o Teatro São José para o Governo Estadual em hipótese nenhuma. Ele permanecerá com a prefeitura de Fortaleza. O nosso governo pretende revitalizar o referido “Teatro”, restaurá-lo em sua infraestrutura e mantê-lo em condições de funcionamento integral. Evidentemente que tudo isto será feito mediante parcerias com os governos Estadual e Federal. Dinheiro existe. E o que falta é apenas projetos viáveis e gestão com responsabilidade. E isso nós sabemos fazer.

OP - O senhor planeja juntar forças com outros espaços que já estão mais próximos da população; como os Pontos de Cultura - para ampliar o acesso à leitura, formação, etc?

Valdeci -
Sim. Estou convencido de que a educação representa o motor do crescimento e do desenvolvimento integral de ser humano. E o sistema Municipal de Cultura poderá, com certeza, promover acesso à leitura e à formação do cidadão, seguindo um planejamento sustentável, abrangendo o Conselho Municipal de Cultura e um Plano Municipal de Cultura, com ampla participação popular, de duração plurianual, em conjunto com organizações colegiadas de cultura e da sociedade civil organizada. Paralelamente com os pontos culturais, sobretudo, os Centros Culturais de Fortaleza e todos os seus equipamentos e atividades ampliarão, indubitavelmente o acesso das pessoas a todas as modalidades da cultura, talvez o mais poderoso instrumento de alavancagem no progresso da cidade.

Confira a entrevista de todos os candidatos.

TAGS