PUBLICIDADE
Notícias

Reduto tucano tem empate de três candidatos

09:33 | 27/09/2012
A região oeste de São Paulo, a mais rica e tradicional reduto tucano, é onde a disputa está mais embolada entre os três principais candidatos. Segundo a mais recente pesquisa Ibope/TV Globo, Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT) têm, ambos, 23%, e José Serra, 15%.

Nas últimas duas semanas, o candidato petista subiu 10 pontos porcentuais na zona oeste, enquanto seu adversário do PRB caiu 11. O tucano perdeu 6 pontos no período.

Como nessa área foram ouvidos menos de 10% do total de entrevistados pelo instituto, a margem de erro é alta - pode-se dizer que os três estão empatados tecnicamente.

Haddad também teve crescimento expressivo na área que o Ibope chama de região sul 1, predominantemente de classe média. Lá, ele passou de 6% para 20%. Na periferia, onde o PT costuma ter seus melhores resultados, ele continua patinando, bem atrás do adversário do PRB.

Outros dados da pesquisa, que mostram a segmentação do eleitorado por renda e grau de instrução, indicam que o petista tem crescido graças à adesão dos mais ricos e escolarizados - faixas em que Serra vem perdendo apoio.

Entre os eleitores com curso superior e ensino médio, o petista tem tendência de alta nas quatro pesquisas feitas pelo Ibope desde a metade de agosto. Nos dois casos, Serra segue trajetória inversa.

É essa migração de eleitores que culminou no resultado divulgado na última terça-feira (25) pelo instituto: Haddad com 18%, Serra com 17% e Russomanno na liderança, com 34%. Segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, com o líder estável, o eleitorado contrário ao candidato do PRB agora parece avaliar quem terá mais condições de derrotá-lo no segundo turno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS