PUBLICIDADE
Notícias

MPF-DF pede quebra de sigilo de empresa de Russomanno

08:32 | 01/09/2012
O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu à Justiça a quebra de sigilo fiscal da empresa Night and Day Promoções Ltda., que tem como sócio majoritário o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, líder nas pesquisas de intenção de voto. Deputado por quatro mandatos seguidos, ele é alvo de investigação por suposto crime de peculato - uso de cargo público para desvio de recursos - ocorrido entre 1997 e 2000.

Russomanno é acusado de usar verba de gabinete da Câmara dos Deputados para pagar os salários de uma funcionária da Night and Day. Sandra de Jesus Nogueira foi nomeada assessora do gabinete do então parlamentar, mas o Ministério Público suspeita que, na prática, ela trabalhava para a empresa de Russomanno, como informou ontem o site Último Segundo.

Em sua defesa, o candidato alega que Sandra trabalhava em seu escritório político em São Paulo - a medida é permitida aos deputados federais. Russomanno diz que esse escritório funcionava no mesmo endereço da empresa e que, quando ela prestava serviços eventuais à Night and Day, era de maneira informal, sem prejuízo de suas funções como secretária parlamentar.

O candidato ainda argumentou que a empresa ficou desativada por dois anos: 1998 e 1999.

Sandra foi demitida da Night and Day em 1997 e nomeada logo em seguida como secretária parlamentar. Segundo o ex-deputado, na época ele a teria ajudado em um processo de adoção e, se estivesse desempregada, seria mais difícil conseguir da Justiça a guarda da criança.

"Lembro-me ainda que, depois do horário de expediente, ela me ajudava prestando alguns serviços para a produtora. Ainda com o intuito única e exclusivamente de ajudar, assinou declaração em data que me encontrava em Brasília, mesmo sem procuração", disse Russomanno em depoimento à Justiça.

No processo, segundo o Último Segundo, documentos indicam que Sandra assinava contratações e demissões de funcionários da empresa, recebimento de talões de cheque, contratos de publicidade e baixa em carteira de trabalho de profissionais que deixaram a produtora quando já fora nomeada para o cargo.

O processo por peculato foi aberto após denúncia recebida pelo Supremo Tribunal Federal. Hoje, o processo corre no Tribunal Regional Federal (TRF), pois Russomanno, ao encerrar o mandato de deputado, deixou de ter direito ao foro privilegiado.

Consequência

Procurado na noite de ontem, Russomanno disse ao Estado que colocou à disposição do MPF os sigilos fiscal e bancário da empresa - o MPF quer saber se, de fato, a Night and Day estava inativa entre 1998 e 1999, como disse o ex-deputado em depoimento à Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS