'Memes políticos' agitam campanha
Na semana passada, o candidato do PRB, Celso Russomanno, passou por uma situação parecida. Após dar uma entrevista ao SPTV, da TV Globo, e pedir ao jornalista Cesar Tralli para que conversassem sobre propostas para a cidade e não sobre temas religiosos, a frase "Vamos falar sobre São Paulo?" repetida seguidamente por Russomanno logo foi reproduzida na internet. Nas redes sociais, ganhou até uma página no Facebook, com montagens de situações onde a sentença poderia ser usada.
Os internautas também não perdoaram a foto em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aperta a mão do deputado Paulo Maluf (PP), ao selar aliança para a campanha do petista Fernando Haddad. A montagem na qual Maluf foi substituído pelo vilão Darth Vader, da série Star Wars, foi a mais reproduzida.
Especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo dizem, no entanto, que o surgimento desses "memes políticos" não significa que as pessoas estejam mais interessadas em discutir política. "Isso aconteceria se elas estivessem debatendo propostas dos candidatos. O meme surge só para divertir", diz o consultor em marketing político Carlos Manhanelli.
Rafael Sbarai, pesquisador de mídias digitais, concorda. Para ele, o fenômeno se explica pela tecnologia, não pela política. "Temos hoje mais pessoas conectadas, mais pessoas passando mais tempo nas redes sociais, especialmente no Facebook."
O especialista em marketing político digital Gabriel Rossi recomenda: quando algum candidato for alvo de um meme, desde que ele não seja ofensivo, as campanhas têm de encarar o fato com bom humor. Ele cita como exemplo a postura da equipe de Serra, que explorou o tema tanto em sua página oficial como no Facebook, onde reuniu em uma galeria de fotos as melhores montagens do episódio do sapato voador. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.