PUBLICIDADE
Notícias

Lewandowski condena ex-vice-presidente do Rural

19:39 | 03/09/2012
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, votou nesta segunda pela condenação de José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural, pelo crime de gestão fraudulenta. Pouco antes, o revisor havia considerado culpada Kátia Rabello, ex-presidente da instituição financeira pelo mesmo crime. Lewandowski apresentará na quarta-feira o voto em relação a Ayanna Tenório e a Vinícius Samarane, também integrantes do banco e envolvidos na ação penal em julgamento pelo STF.

Dessa forma, Kátia Rabelo e José Roberto Salgado já possuem dois votos a favor da condenação, contando com a manifestação de Joaquim Barbosa, relator da ação. Barbosa também já votou pela condenação de Ayanna e de Samarane.

Segundo o revisor, Salgado autorizou a contratação e as sucessivas renovações de empréstimos para as empresas de Valério. Mas Lewandowski considerou que a cúpula da instituição classificou de forma errada e consciente as operações com notas de classificação de risco A, B e C, que indicam baixo risco. Contudo, ele disse que os tomadores de empréstimos não tinham sequer capacidade financeira para custeá-los.

"Não se pode admitir que o segundo dirigente máximo da escala de comando do banco (....) desconhecesse os procedimentos da instituição que comandava", afirmou, ao ressaltar que a classificação do rating do "enganosa".

Mais uma vez, Lewandowski disse que Valério atuava como defensor dos interesses do banco no Poder Executivo. "Marcos Valério é uma peça chave para realizar tráfico de influência junto ao governo federal", afirmou.

TAGS