PUBLICIDADE
Notícias

Julgamento do mensalão é retomado com análise dos empréstimos do Banco Rural

Barbosa deve condenar os quatro réus: Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane. Na quinta-feira passada, 30, Barbosa já indicava a condenação, afirmando que os empréstimos foram "fictícios"

14:05 | 03/09/2012

O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, retoma nesta segunda-feira, 3, o julgamento - iniciado há exatamente um mês e um dia - com a análise dos empréstimos feitos pelo Banco Rural à direção do PT e às agências do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Assista ao vivo:

[VIDEO1]
As operações financeiras iniciadas em 2003, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, jogaram o então presidente do partido, José Genoino, no centro do escândalo de pagamento de parlamentares da base aliada lulista. Segundo a Procuradoria-Geral da República, o dinheiro dos empréstimos foi usado para comprar apoio de deputados. Os réus petistas dizem ter havido apenas caixa 2 de campanha.

O relator analisará nesta fase do processo a conduta de dirigentes e ex-dirigentes do Banco Rural - o caso de Genoino será julgado numa etapa posterior. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral, os empréstimos foram feitos para não serem pagos. O principal argumento da acusação é que não havia garantias tanto do PT quanto das agências de Marcos Valério de que a quitação poderia ocorrer.

Expectativas
Pelas expectativas de advogados que atuam na causa e, conforme reservadamente adiantam os ministros da Corte, dificilmente os ex-dirigentes do Rural serão absolvidos da acusaçãoo de gestão fraudulenta. A pena pelo crime varia de 3 a 12 anos de reclusão.

Barbosa deve condenar os quatro réus: Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane. Na quinta-feira passada, 30, Barbosa já indicava a condenação, afirmando que os empréstimos foram "fictícios".

Agência Estado

TAGS