PUBLICIDADE
Notícias

Geiza Dias é inocentada no processo do mensalão

20:36 | 13/09/2012
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de oito dos dez réus por lavagem de dinheiro em julgamento neste capítulo do processo do mensalão. Com o voto dele, pela absolvição, a ex-funcionária da agência SMP&B Geiza Dias está livre da acusação. Resta agora apenas o voto do presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto.

Até agora, foram condenados por todos os nove ministros a ex-presidente e acionista do Rural, Kátia Rabello; o ex-vice-presidente operacional do banco, José Roberto Salgado; o publicitário Marcos Valério, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz; e a ex-diretora financeira da agência SMP&B, Simone Vasconcelos. O ex-diretor e atual vice do Rural, Vinicius Samarane, e o ex-advogado das agências, Rogério Tolentino, já foram condenados por sete dos nove votos. Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do banco foi absolvida por unanimidade, enquanto Geiza Dias teve seis votos a seu favor e três pela condenação.

Celso fez uma longa exposição sobre a gravidade dos crimes de lavagem de dinheiro e da necessidade de se puni-los com rigor. Afirmou que o processo do mensalão trazem dados "graves" e "inquietantes" sobre o tema.

O ministro destacou ainda a absolvição de Geiza. Ele destacou que no crime de lavagem de dinheiro é necessário que seja provado o conhecimento de que o dinheiro é fruto de crimes. Na visão dele, as provas dos autos trazem dúvidas sobre o envolvimento da ex-funcionária, que era responsável pelo envio ao Rural das ordens de pagamento. Essa ré foi descrita pela própria defesa como uma funcionária "mequetrefe".

TAGS