PUBLICIDADE
Notícias

Fortunati amplia vantagem em Porto Alegre

20:04 | 27/09/2012
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, ampliou a vantagem sobre seus concorrentes em pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira pela RBS TV. Ele tem 47% das intenções de voto na modalidade estimulada, um índice seis pontos porcentuais superior ao da sondagem anterior, divulgada no dia 12 de setembro, quando tinha 41%. Na mesma comparação, Manuela D'Ávila (PC do B) caiu de 30% para 24% e Adão Villaverde (PT) subiu de 7% para 9%. Roberto Robaina (PSOL) manteve 2% e Wambert Di Lorenzo (PSDB) 1%. Jocelin Azambuja (PSL) e Érico Correa (PSTU) não pontuaram.

O resultado indica a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno na capital gaúcha. Se computados só os votos válidos, Fortunati teria 56% da preferência, Manuela 29%, Villaverde 10%, Robaina 3% e Di Lorenzo 1%. Na única projeção feita para o segundo turno, Fortunati venceria Manuela por 53% a 32%. A pesquisa confirma tendência detectada pelo Ibope na semana passada, quando Fortunati tinha 45% das intenções de voto e Manuela 28%.

O Datafolha entrevistou 1.152 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pelos grupos RBS e Folha da Manhã e está registrado no TRE/RS sob o número 224/2012.

Vox Populi

Outra pesquisa, feita pelo Vox Populi e divulgada na programação local da TV Bandeirantes no início da noite, confirmou a liderança de Fortunati por vantagem maior ainda. Dos 1,2 mil entrevistados nos dias 22 e 24 de setembro, 50% manifestaram preferência pela reeleição do prefeito na modalidade estimulada. Manuela ficou com 23%, Villaverde com 8%, Robaina com 2% e Di Lorenzo com 1%. Os outros candidatos não pontuaram. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos.

TAGS