PUBLICIDADE
Notícias

Elmano vira alvo de candidatos em debate para prefeito de Fortaleza

Além disso, o tema mensalão também foi explorado durante o encontro de ontem entre oito candidatos, com troca de acusações entre Elmano de Freitas (PT) e Marcos Cals (PSDB)

11:41 | 13/09/2012

Candidato apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT) na disputa eleitoral em Fortaleza, o petista Elmano Freitas foi o principal alvo das críticas contra a atual gestão municipal, durante debate Folha de S.Paulo/RedeTV! na noite de ontem, mediado pelo jornalista Kennedy Alencar.

Como já vem acontecendo desde o início da campanha, candidatos de partidos que fizeram parte do governo de Luizianne, como Roberto Cláudio (PSB) e Inácio Arruda (PC do B), criticaram a administração municipal.

"Deixamos de construir mais de 80 creches porque a prefeitura disse que não tinha terreno", afirmou Arruda ao criticar a falta de convênios com o governo federal na área de educação.

Roberto Cláudio, apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB), ex-aliado da atual prefeita, também não aliviou para o petista. "Não é possível que a gente assista às propagandas do mundo da fantasia e veja outra realidade", disse, em referência aos problemas no transporte da cidade.

Líder da última pesquisa O POVO/Datafolha com 22% das intenções de voto, Moroni Torgan (DEM) também criticou a dificuldade de transporte na capital cearense, uma das sedes da Copa do Mundo em 2014. "A mobilidade urbana na nossa cidade está muito atrasada. Está décadas atrasada. Todas as ações foram de décadas atrás."

O tucano Marcos Cals, por sua vez, ironizou o racha político entre PSB e PT na cidade. "Não podemos ver essa briga do governo estadual com o governo municipal. Os dois não são aliados? Por que não pegam os dois e resolvem os problemas?", questionou.

Coube a Elmano defender os últimos sete anos e meio de gestão petista na cidade. "O povo de Fortaleza está vendo todas as obras que o governo do PT fez nos últimos anos. É a cidade do Nordeste que mais criou empregos."

O petista aparece em terceiro nas intenções de voto, com 16%. Ele aparece em situação de empate técnico no primeiro lugar com Moroni e com Roberto Cláudio, que tem 17%. A margem de erro da pesquisa é três pontos para mais ou para menos.

Mensalão
Foi Marcos Cals também quem levou o tema mensalão para o debate de ontem. "Eu vejo vocês pedindo apoio para a Dilma, para o Lula, mas não vejo ninguém pedir apoio ao José Dirceu", provocou o candidato do PSDB, acrescentando que o PT está envolvido "até o talo" com o escândalo.

Na resposta, Elmano citou o mensalão mineiro como "origem" do esquema julgado pelo Supremo, lembrando o envolvimento do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), e defendeu o financiamento público de campanha.

"Essa é a nossa diferença. Se Azeredo for culpado, que prenda. Agora, eu não vejo vocês dizendo 'prendam o Zé Dirceu, prendam o João Paulo'", rebateu o tucano. "Eu nem sabia quem era Marcos Valério. Por mim ele podia se lixar", completou.

Tentando mudar de assunto, o petista lembrou feitos da atual administração petista na cidade, como o hospital da mulher. "O PT mudou a política brasileira. Mudou na ética e na forma de fazer política para o povo brasileiro."

Elmano também foi questionado sobre a participação do publicitário Duda Mendonça em sua campanha. Duda é réu por receber em contas no exterior dinheiro que, segundo a denúncia, fazia parte do esquema do mensalão.

"O Duda Mendonça é um consultor", disse Elmano, negando que ele coordene o marketing de sua campanha.

Aliança PT-PSB
Diante do racha entre PT e PSB em diversas cidades, Roberto Cláudio (PSB) defendeu que seu partido apoie uma eventual candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

"A minha compreensão é que o PSB deve continuar a dar apoio ao projeto da Dilma", afirmou. "Muito mais que qualquer recado nacional ou estadual, essa candidatura é para discutir a cidade."

O rompimento entre PT e PSB acendeu a possibilidade de uma candidatura de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional da sigla, à Presidência em 2014.

O debate aconteceu nos estúdios da RedeTV! e foi mediado pelo jornalista Kennedy Alencar, apresentador da emissora.

com informações do portal Folha Online

TAGS