PUBLICIDADE
Notícias

STF ouve defesa de Valdemar Costa Neto

Segundo Ministério Público, o ex-presidente do PL teria recebido R$ 8,8 milhões do "valerioduto" para garantir apoio de seu partido ao Governo Federal

14:25 | 10/08/2012

Nesta sexta,  10, o Supremo Tribunal de Justiça (STF) entra no sétimo dia de de julgamento do "Mensalão", escândalo que marcou o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a audiência, vai falar a defesa de Valdemar Costa Neto, que na época era presidente nacional do PL (hoje PR), legenda que indicou José Alencar como candidato a vice-presidente na chapa de Lula em 2002.  

Segundo o Ministério Público, Valdemar teria recebido R$ 8,8 milhões do valerioduto e teria usado uma empresa fantasma, a Guaranhuns, para disfarçar a origem do dinheiro. Os recursos teriam sido usados em uma negociação pelo apoio do PL ao Governo Federal no Congresso.

Outros réus desta audência

Defesas de outros réus também serão ouvidas nesta sexta. O primeiro a falar na audiência é o advofgado de Breno Fishberg, ex-sócio da corretora Bônus Banval. Ele é acusado de ter utilizado a empresa para pagar parlamentares do PP por ordem do PT.

O segundo réu a ser defendido nesta audiència é Carlos Alberto Quaglia, ex-sócio da empresa Natimar. Segundo a denúncia do MP, ele teria recebido recursos da Bônus Banval e repassado a deputados do PP em troca de apoio político ao governo petista.

Em seguida, apresenta sua sustentação oral a defesa de Valdemar Costa Neto. Por fim, manifestam-se os advogados dos irmãos Jacinto e Antônio Lamas. Jacinto era tesoureiro do PL na épocae teria feito contratos “fictícios” que legalizavam o pagamento de propina a parlamentares. Já Antônio chegou a ser acusado de receber recursos diretamente das empresas de Marcos Valério, mas foi excluído do rol dos acusados pelo procurador-geral da República por insuficiência de provas.

Redação O POVO Online

Assista ao vivo

[VIDEO1] 

TAGS