PUBLICIDADE
Notícias

PSB repudia governo ingês por perseguição ao criador do Wikileaks

18:06 | 17/08/2012
NULL
NULL

O PSB divulgou nesta sexta, 17, nota em que repudia "as ameaças do governo conservador do Reino Unido  dirigidas contra o jornalista Julian Assange, criador do Wikileaks e contra o governo do Equador".

A nota critica o governo inglês por não reconhecer o direito do Equador conceder asilo ao jornalista, que está abrigado em embaixada equatoriana em Londres.

Nesta quinta (16), a  Grã-Bretanha comunicou ao governo equatoriano que qualquer pedido de salvo-conduto para Assange, refugiado na embaixada de Quito em Londres, será negado e o jornalista não poderá deixar o país.

Entenda o caso
Julian Assange, de 41 anos, provocou a revolta do governo dos Estados Unidos depois que seu portal publicou milhares de documentos confidenciais, o que deixou em situação incômoda o serviço diplomático americano e de outros países em 2010.

O fundador do site WikiLeaks entrou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho, depois de esgotar todas as opções legais contra um pedido de extradição à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, o que ele nega.

Assange teme que uma eventual deportação para a Suécia abra as portas para uma nova deportação, desta vez para os Estados Unidos, onde ele responderia por acusações de espionagem em consequência das revelações de centenas de milhares de telegramas diplomáticos e documentos de Washington sobre as guerras do Iraque e Afeganistão

Redação O POVO Online

TAGS