PUBLICIDADE
Notícias

Promessas sem fundamento e críticas a Cid marcam primeiro programa eleitoral gratuito

No espaço reservado aos candidatos a vereador, valeu de quase tudo para convencer o eleitor, desde ficar calado e deixar o padrinho político famoso falando até fazer promessas que só o Executivo pode cumprir

08:08 | 21/08/2012

Começou nesta terça-feira (21), às 7 da manhã, o horário eleitoral gratuito de 2012, com dezenas de candidatos a vereador tentando convencer o fortalenzense - via rádio - a confiarem-lhes o voto. Para isso, valeu quase tudo, desde ficar calado e deixar o padrinho político famoso falando até fazer promessas que só o Executivo pode cumprir.

O candidato Raimundo Nonato Ferreira Aragão Filho (PDT) não disse uma palavra, deixando seu pai pedindo votos, o deputado estadual Ferreira Aragão, também do PDT. O mesmo aconteceu com o candidato Polô (PDT). No tempo que foi reservado a ele, a ex-senadora Marina Silva ocupou o espaço para falar bem dele.

Entre as promessas que só a Prefeitura pode tornar realizar, destacou-se a construção de novos postos de saúde. Teve ainda um candidato que prometeu anular todas as multas aplicadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Segundo ele, elas foram causadas pela falta de sinalização nas ruas. Vale ressaltar que entre as atribuições de um vereador está fiscalizar as ações do Executivo e apresentar projeto de lei para a cidade.

Durante o primeiro programa reservado aos candidatos a vereador, teve também quem utilizasse seu tempo para atacar o governador Cid Gomes (PSB). Foi o caso de Nestor, do PSTU. Durante sua fala, ele destacou que Cid gastou mais de R$ 3 milhões no show de Plácido Domingo, realizado no Centro de Eventos do Ceará e fechado para 3 mil convidados, entre políticos e empresários. "Nada foi dito sobre os trabalhadores que morreram naquela obra", reclamou.

VEJA TAMBÉM: Fique por dentro dos detalhes do horário eleitoral

Começa fase decisiva da disputa

Alguns candidatos a prefeito aproveitaram a oportunidade para aparecer na propaganda dos vereadores. Foi o caso de Heitor Férrer (PDT) e Inácio Arruda (PCdoB). Ambos pediram votos para os vereadores de seus respectivos partidos.

No espaço do PCdoB, inclusive, a candidata Eliana Gomes destacou que seu partido ajudou o governo do ex-presidente Lula e é muito importante para o atual governo Dilma. Lembrando que a legenda foi proibida, pela Justiça, de explorar a imagem dos dois petistas.

No primeiro horário eleitoral destas eleições, chamou atenção também o fato de que nem todos os postulantes citaram, ao final de sua fala, o nome candidato a prefeito que seus partidos apoiam. Nenhum nome do PV - que integra a chapa do prefeiturável Elmano de Freitas (PT) -, por exemplo, falou em apoio ao petista.

Houve ainda partidos que não fizeram uso do espaço na estreia da propaganda no rádio. Nenhum candidato do PRP e do PPL apareceu para pedir votos dos ouvintes. Nos poucos segundos a que cada legenda teve direito, apenas a voz de um locutor lembrando que o tempo era reservado aos dois partidos. Outra curiosidade é que no espaço do Psol apenas o vereador João Alfredo teve a oportunidade de pedir votos. Ele é a principal esperança do partido para eleger uma boa bancada na Câmara Municipal de Fortaleza.

Jornalistas comentam início da campanha na TV. Assista:

[VIDEO1] 

Redação do O POVO Online

 

TAGS